quinta-feira, 9 de junho de 2011

MUSEU BALENCIAGA ABRE AMANHÃ

O valioso legado de um dos criadores de moda espanhóis mais importantes do século XX já tem um espaço próprio. O Museu Balenciaga abre as portas ao público amanhã, dia 10 de Junho, em Getaria (País Basco), a cidade natal de Cristóbal Balenciaga, com uma exposição rotativa que resume a brilhante trajectória professional do grande mestre de Alta Costura.

Em exibição estarão noventa peças seleccionadas, de vestidos a acessórios, de entre mais de 1200 criações. Destacam-se criações realizadas para a aristocracia europeia da época, como o vestido de noiva da rainha Fabiola de Bélgica, ou peças doadas ou emprestadas por personalidades como Hubert de Givenchy, grande amigo do criador basco.

O museu terá ainda anexa uma escola de Alta Costura. Vale a pena uma visita!


Cristóbal Balenciaga (1895-1972) era filho de uma costureira e, após um começo prematuro no mundo da moda com apenas 13 anos, formou-se em Alta Costura em Paris, sob o mecenato da marquesa da Casa Torre. Em 1913 abriu um atelier em San Sebastián, e em 1937 mudou-se para Paris. Foi aí, na cidade luz, que abriu uma loja e se transformou, ao longo de três décadas, numa referência da Alta Costura, buscando sempre um ideal de perfeição e elegância, como comprovam as imagens.


Sem comentários: