sexta-feira, 1 de junho de 2012
“UNSEEN” BY JESSICA LANGE
Inaugura hoje, no Centro Cultural de Cascais, a exposição de fotografia “Unseen” de Jessica Lange. Até 19 de agosto estarão em exibição mais de uma centena de fotografias a preto e branco que evidenciam a enorme sensibilidade e mestria técnica da célebre fotógrafa e atriz norte-americana.
Jessica Lange estudou fotografia na Universidade do Minnesota, mas deu prioridade à carreira de atriz e só no início dos anos 90 voltou a dedicar-se à fotografia, seguindo a máxima que o mestre francês Henri Cartier-Bresson sempre defendeu sobre a captura do “instante decisivo”.
As obras de Jessica Lange refletem as viagens e digressões por vários países europeus, Estados Unidos e México. Ponto e linha são os elementos, por excelência, da sua escrita visual. “Se Kandinsky afirmou que o ponto é a forma mais concisa do tempo e a linha a sua continuidade, então estas imagens [...] dependem exclusivamente do 'momento decisivo', do seu 'momento decisivo', sem concessões, sem pesares. [...] As imagens de Jessica Lange centram-se no movimento da vida, como nas palavras de Stieglitz, inelutável: 'A arte é aquilo que dá conta da vida, e a vida, ou o seu significado, está em todo lado.' Durante as suas viagens, Jessica Lange descobriu a vida, aqui, ali e em todo o lado, na sua simplicidade, e o quotidiano, na sua cegueira”, explica Anne Morin, curadora da exposição.
“UNSEEN” – Jessica Lange
1 junho – 19 agosto 2012
Centro Cultural de Cascais
Avenida Rei Humberto II de Itália,
2750-800 Cascais
Horário: terça a domingo, das 10h às 18h
Publicada por ASSOCIAÇÃO MODALISBOA
Área: Exposições, Fotografia
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário