Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 20 de junho de 2012

ESPACE CULTUREL LOUIS VUITTON APRESENTA “TURBULENCE”


Entre 21 de junho e 16 de setembro de 2012, o Espace Culturel Louis Vuitton, em Paris, apresenta “Turbulence”, uma exposição que reúne o trabalho de 11 artistas de diferentes nacionalidades, que exploram a arte de brincar com a turbulência.

Atualmente, com o auxílio das novas tecnologias ou de técnicas rudimentares, de imagens virtuais ou de desenhos de linhas tradicionais, artistas de diferentes horizontes exploram as múltiplas possibilidades estéticas e filosóficas da noção de turbulência. Desenvolvem também inúmeros sistemas gráficos, pictóricos ou de notação escultural permitindo “mapear” estes movimentos espontâneos e desconcertantes da matéria.

As instalações imersivas de espaço e vídeo de Pascal Haudressy e Ryoichi Kurokawa, que misturam imagens, sons e esculturas; os ventiladores e turbinas de Attila Csörgo, Zilvinas Kempinas, Petroc Sesti ou Jorinde Voigt, que geram turbilhões ou remoinhos; a aparente parede liquidificada de Loris Cecchini; as esculturas de Sachiko Kodama, que mudam constantemente de acordo com as variações dos campos magnéticos; os fluxos e ondas mecânicas de Élias Crespin; o campo turbulento de cor de Miguel Chevalier para se explorar com o olho e o corpo; as mutações de pixéis de Angela Bulloch.

Vórtex, fluxo, aceleração, efervescência: os trabalhos apresentados no Espace Culturel Louis Vuitton atuam como “turbinas”, gerando processos, estruturas e formas em constante evolução. Ordem e desordem criam um campo fértil e dinâmico.


ESPACE CULTUREL LOUIS VUITTON
60, rue de Bassano
101, avenue des Champs-Élysées
75008 Paris
www.louisvuitton.com/espaceculturel


IMAGENS (da esquerda para a direita):

Angela Bulloch
Progression de 8 pixels pervertis, 2008

Petroc Sesti
Literal Form, 2012

Attila Csörgo
How to Construct an Orange? II (detail), 1993-2006








Sem comentários: