Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sexta-feira, 29 de junho de 2012

ESPAÇO QUADRA EXPÕE “1+1 DESIGN GRÁFICO”


Duas exposições cruzam-se numa única para celebrar a grandeza do design português. Dedicada a dois dos mais importantes designers gráficos portugueses dos últimos 50 anos, a exposição "1+1 DESIGN GRÁFICO João Machado + José Brandão" inaugura no próximo dia 7 de julho, pelas 19 horas, no Espaço Quadra, Mercado Municipal de Matosinhos, e estará aberta ao público até 13 de outubro, acompanhada de um programa de conferências e visitas guiadas.

A mostra - organizada pela ESAD/Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela Fábrica de Santo Thyrso – pretende conduzir os visitantes numa viagem através da evolução técnica, formal e conceptual do design de comunicação desde a década de 1970 à atualidade, através da força visual dos cartazes, selos, livros, logos e outros trabalhos gráficos de João Machado e José Brandão.


João Machado (Coimbra, 1942), formado em escultura na Escola de Belas Artes do Porto, desenvolveu um idioma visual inventivo e erudito, marcado por uma permanente experimentação formal, que tem merecido forte reconhecimento internacional. Entre inúmeras distinções, foi premiado com o Prémio Excelência da Icograda. Trabalhos recentes como os cartazes International Year of Forests (2011) e Japan - From Great Earthquake to Recreation (2011) evidenciam uma impressionante largura sintática e semântica do trabalho do designer, capaz de um constante adicionar de elementos novos a uma linguagem autoral há muito amadurecida.

José Brandão (Nova Iorque, 1944) formou-se em design gráfico em Londres, trabalhou no atelier Joubert em Paris, com Keith Cunningham em Londres e Sebastião Rodrigues em Lisboa. Sócio fundador da Associação Portuguesa de Designers, dedicou-se com o mesmo empenho ao ensino, ao comissariado e à prática profissional do design, desenvolvendo uma vasta obra materializada em centenas de livros, cartazes e selos caracterizados por um notável equilíbrio entre funcionalidade comunicativa e inventividade formal.





Sem comentários: