sexta-feira, 29 de junho de 2012

ESPAÇO QUADRA EXPÕE “1+1 DESIGN GRÁFICO”


Duas exposições cruzam-se numa única para celebrar a grandeza do design português. Dedicada a dois dos mais importantes designers gráficos portugueses dos últimos 50 anos, a exposição "1+1 DESIGN GRÁFICO João Machado + José Brandão" inaugura no próximo dia 7 de julho, pelas 19 horas, no Espaço Quadra, Mercado Municipal de Matosinhos, e estará aberta ao público até 13 de outubro, acompanhada de um programa de conferências e visitas guiadas.

A mostra - organizada pela ESAD/Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela Fábrica de Santo Thyrso – pretende conduzir os visitantes numa viagem através da evolução técnica, formal e conceptual do design de comunicação desde a década de 1970 à atualidade, através da força visual dos cartazes, selos, livros, logos e outros trabalhos gráficos de João Machado e José Brandão.


João Machado (Coimbra, 1942), formado em escultura na Escola de Belas Artes do Porto, desenvolveu um idioma visual inventivo e erudito, marcado por uma permanente experimentação formal, que tem merecido forte reconhecimento internacional. Entre inúmeras distinções, foi premiado com o Prémio Excelência da Icograda. Trabalhos recentes como os cartazes International Year of Forests (2011) e Japan - From Great Earthquake to Recreation (2011) evidenciam uma impressionante largura sintática e semântica do trabalho do designer, capaz de um constante adicionar de elementos novos a uma linguagem autoral há muito amadurecida.

José Brandão (Nova Iorque, 1944) formou-se em design gráfico em Londres, trabalhou no atelier Joubert em Paris, com Keith Cunningham em Londres e Sebastião Rodrigues em Lisboa. Sócio fundador da Associação Portuguesa de Designers, dedicou-se com o mesmo empenho ao ensino, ao comissariado e à prática profissional do design, desenvolvendo uma vasta obra materializada em centenas de livros, cartazes e selos caracterizados por um notável equilíbrio entre funcionalidade comunicativa e inventividade formal.





Sem comentários: