quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

“THE RETURN” BY KARL LAGERFELD


No passado dia 10 de dezembro, a casa Chanel apresentou “The Return”, a nova curta-metragem escrita e dirigida por Karl Lagerfeld, que foca o regresso de Gabrielle “Coco” Chanel ao mundo da moda e a reabertura da sua casa de Alta Costura em Paris, em 1954.

Em 1939, quando França declarou Guerra à Alemanha, Chanel fechou o seu atelier, mas após o conflito percebeu que não poderia ficar parada a assistir ao triunfo do “New Look” de Christian Dior. Embora muitos admirassem a feminilidade do visual proposto por Dior, Chanel considerava que este não se adequava à mulher emancipada que tinha sobrevivido a uma segunda guerra e assumido um papel ativo na sociedade. Tal como tinha feito após o primeiro grande conflito mundial, Chanel esforçou-se por libertar e reanimar a moda feminina, competindo com as propostas de uma nova geração de designers.

A sua coleção de regresso, apresentada em 1954, foi muito criticada, mas após três estações, Chanel reconquistou a notoriedade. Modernizou visuais clássicos, trabalhou sobre as tradicionais peças em tweed e conquistou uma nova geração de clientes. O clássico fato Chanel, em tweed, tornou-se um símbolo de estatuto e elegância.

“The Return” retrata este período determinante para a definição do “estilo” Chanel.


Sem comentários: