Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

“NAS IMEDIAÇÕES DO DESENHO”


“Nas imediações do desenho” está patente até 8 de março na galeria Carlos Carvalho Arte Contemporânea, em Lisboa. Uma exposição que mostra como a linha pode assumir características específicas de transgressão para outros meios, através de um núcleo de artistas que entendem o desenho como ponto estratégico fundamental para o desenvolvimento dos seus trabalhos. São eles: Alexandra do Carmo, Catarina Leitão, Conceição Abreu, Cristina Ataíde, Isabel Brison, Lourdes Castro, Luís Nobre, Mónica de Miranda, Paulo Lisboa, Susana Gaudêncio e Teresa Henriques

De que modo é que o desenho é uma base de construção incontornável da produção artística que não se esgota no seu suporte quando se estende para outros meios? De que modo é que a deriva acontece preservando a autonomia e identidade do desenho? Como se debatem questões inerentes ao desenho através de outros suportes?

“Nas imediações do desenho” considera este conjunto de questões e procura focar-se na evolução do entendimento sobre o desenho, onde se podem cruzar a escultura, a instalação ou a vídeo-projeção, sem restrições a uma folha de papel. A exposição procura debater os processos e resultados do desenho e o modo pelo qual este é pensado como obra final mas mostrado através de outros suportes. Sair da folha de papel é um posicionamento estratégico que permite a estes 11 artistas questionarem e desenvolverem questões inerentes a este.




FOTOS:

1 - Conceição Abreu | escultura
2 - Lourdes Castro | Grande Herbário de Sombras, tomateiro
3 - Lourdes Castro | Grande Herbário de Sombras, Echium
4 / 5 - Susana Gaudêncio | Chamber of invention, vídeo-animação

Sem comentários: