quarta-feira, 7 de maio de 2014

“ALICE DO OUTRO LADO DA PASSERELLE” – EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS DE JOÃO BACELAR


Inaugura esta quinta-feira, 8 de maio, pelas 18h00, na Galeria Luís Serpa, em Lisboa, a exposição “Alice do Outro Lado da Passerelle”, que reúne mais de uma centena de fotografias realizadas por João Bacelar no backstage da ModaLisboa e outros eventos de moda. O mundo “desconhecido” por trás da passerelle… As provas, a maquilhagem, os cabelos, as correrias pelos corredores, a ansiedade dos criadores nos minutos que antecedem ao desfile, a visão desconhecida dos modelos antes de entrarem na passerelle e desfilarem sob o olhar atento dos espectadores. Momentos singulares capturados através da lente fotográfica de João Bacelar.

Esta é a segunda exposição individual do fotógrafo que tem sido responsável por inúmeras produções de moda para as revistas DIF, Umbigo, Neo2, Cosmopolitan, Tabu (Jornal Sol), entre outras publicações. “Alice do Outro Lado da Passerelle”, a terceira mostra do ciclo “Olho por olho, mente por mente” comissariado por António Cerveira Pinto para os 30 anos da Galeria Luís Serpa, estará patente ao público até ao dia 19 de junho.

Nas palavras do comissário «Se há manifestação que distinga a cultura moderna e contemporânea, a moda é uma delas. No seu corpo frágil e efémero, nos tecidos que acabam de pousar sobre a pele das modelos, no movimento encadeado das passerelles, a moda chama a si o narcisismo, o desenho, o corte, a costura, o imaginário, o erotismo, a sedução, o nervosismo, a excitação e a beleza de uma era inventada para a cidade, para a comunicação e para o olhar, para a liberdade e a democracia. No feminino, masculino e neutro. Na feminina, masculina e neutra. Na alta costura, no último figurino e no alfaiate que entusiasmou Kierkegaard. No preto e branco, no prêt-à‑porter e na cor, claramente!
Na antecâmara deste frenesim circular move‑se um felino entre a luz e as sombras. É o artista como fotógrafo, o caçador de imagens que se propagam pelas fases da luz como num lago sem fim. É João Bacelar, ou seja, o retratista da dimensão invisível dos modelos antes de desfilar. O artista circula sem censura pelos bastidores da moda, partilhando os momentos e as tensões que antecedem o catwalk, os jogos de linguagem, as formas, cores e movimentos. Alice do outro lado da passerelle, claramente!»

Se gosta de fotografia e de moda, não deixe de passar pela Galeria Luís Serpa, até ao dia 19 de junho!

GALERIA LUÍS SERPA
Rua Tenente Raul Cascais, 1B, 1250‑268 Lisboa, Portugal
Tel.: 213 960 548

HORÁRIO
Das 15h00 às 19h00, exceto sábados, domingos e feriados




FOTOS: © João Bacelar

(Da esquerda para a direita):
1 - Sara Sampaio (Central Models), 2011
2 - Sharan Dinis (L’Agence), 2014
3 - Anna Nevala (Best Models), 2014
4 - Fernando Cabral (Karacter Models), 2012

Sem comentários: