terça-feira, 20 de maio de 2014

FUTURISMO ITALIANO EM DESTAQUE NO GUGGENHEIM MUSEUM


“Italian Futurism, 1909-1944: Reconstructing the Universe”, em exibição no Solomon R. Guggenheim Museum, em Nova Iorque, até ao dia 1 de setembro, é a primeira mostra nos Estados Unidos de um dos mais importantes movimentos artísticos de vanguarda do século XX.

A exposição inclui cerca de 360 obras de mais de 80 artistas, arquitetos, designers, fotógrafos e escritores, examinando a amplitude histórica do futurismo, desde o seu início em 1909, com a publicação do primeiro manifesto futurista de Filippo Tommaso Marinetti, até ao seu desaparecimento no final da Segunda Guerra Mundial.

“Italian Futurism, 1909-1944: Reconstructing the Universe” inclui muitas obras raramente vistas, algumas das quais nunca antes expostas fora da Itália. A mostra engloba não só a pintura e a escultura, mas também a publicidade, arquitetura, cerâmica, design, moda, cinema, poesia, fotografia, performance, publicações, música e teatro deste movimento dinâmico e muitas vezes controverso que defendeu a modernidade e a insurgência.


Sem comentários: