Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 17 de junho de 2008

20 ÍCONES DO SÉCULO XX

Até 13 de Agosto, o Museu do Traje de Madrid acolhe a exposição "20 Iconos del siglo XX". Vinte criações dos designers mais importantes de todos os tempos inspiram a outros tantos designers contemporâneos, dando lugar a um curioso exercício de criatividade. Por um lado, são apresentadas fotografias de 20 peças memoráveis que marcaram a história da moda, como o tailleur de Chanel, o New Look de Christian Dior, a mini-saia de Mary Quant, o vestido de malha metálica de Paco Rabanne ou o smoking feminino do recém-falecido Yves Saint Laurent. Por outro lado, são expostas as criações de 20 designers espanhóis contemporâneos, que foram seleccionados para reinterpretar estas peças icónicas e as transferir para o nosso século.

Cada designer participante foi associado pelo comissário da exposição, Pedro Mansilla, a um ícone da moda do século XX e desenvolveu a sua versão particular de uma criação original que, no seu momento, revolucionou o mundo da Alta Costura ou contribuiu de modo decisivo para a consolidação de uma determinada linha estilística.

Assim, estão expostas vinte criações contemporâneas que exibem a etiqueta dos seus designers mas que deixam ver, a modo de homenagem e de agradecimento, a essência criativa do criador que os inspira nesta aventura. Francis Montesinos inspira-se em Paul Poiret; Jesus del Pozo em Mariano Fortuny; Amaya Arzuaga em Cristóbal Balenciaga; Ágatha Ruiz de la Prada em Paco Rabanne; Roberto Verino em Giorgio Armani e David Delfín em Christian Dior.

"20 Iconos del siglo XX" suscita uma reflexão, para que os criadores de moda contemporâneos reparem nas suas origens e as reconheçam como fontes da sua inspiração e criação.

No próximo dia 26 de Junho, inaugura também no Museu do Traje de Madrid uma retrospectiva do trabalho do mítico fotógrafo de moda, Edward Steichen, com a apresentação das imagens que realizou para as revistas Vogue e Vanity Fair.

MUSEO DEL TRAJE
Avenida de Juan de Herrera, 2
Madrid 28040

Sem comentários: