
Chris Bangle, director criativo da BMW, permitiu que a sua equipa questionasse os princípios básicos válidos até agora e procurasse novos procedimentos. Os designers não se preocuparam em criar algo adequado à produção em série, mas sim em usar a criatividade e em pesquisar novas direcções, ultrapassando os limites da aparência e dos materiais, assim como as funções e o processo de fabrico.
Em vez de aço, alumínio ou fibra de carbono, o inovador modelo da BMW, denominado Gina Light Visionary, tem uma cobertura em tecido de poliuretano com lycra, que é esticado sobre uma estrutura móvel de alumínio, criando uma superfície quase sem costuras que pode mudar de forma conforme o desejo do motorista. Através de comandos eléctricos e hidráulicos, os pára-choques podem ser aumentados e os painéis laterais remodelados, de modo a transformar o Gina num carro de corrida. Os bancos e tablier também podem ser customizados, para se adequarem ao gosto dos ocupantes.
A BMW ressalta os aspectos práticos do modelo. “O tecido de poliuretano com lycra é significativamente mais leve que os materiais mais rígidos tradicionalmente usados no corpo de um automóvel, requerendo menos energia para o produzir enquanto reduz o peso total do carro. Todas as partes móveis são presas a uma estrutura sólida que garante toda a segurança encontrada num modelo de carro tradicional”.
O Gina é um modelo experimental que será exposto no Museu BMW em Munique. Nunca será produzido, mas a BMW planeia aplicar a sua filosofia de design a alguns dos seus futuros modelos.


Sem comentários:
Enviar um comentário