Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 24 de junho de 2008

BMW CONSTRÓI CARRO EM TECIDO

Um design bem sucedido desperta paixões. Os fabricantes de automóveis que aspiram chegar a esses níveis estéticos devem fazer com que os clientes estabeleçam uma relação muito próxima com seus automóveis. Por isso, os designers buscam algo mais do que as meras formas, eles pretendem que as pessoas se identifiquem plenamente com seus carros. A marca BMW decidiu transformar as preferências do consumidor moderno no factor determinante do design automóvel e apresentou recentemente a sua criação mais conceptual e inovadora nesta área: um carro coberto com tecido.

Chris Bangle, director criativo da BMW, permitiu que a sua equipa questionasse os princípios básicos válidos até agora e procurasse novos procedimentos. Os designers não se preocuparam em criar algo adequado à produção em série, mas sim em usar a criatividade e em pesquisar novas direcções, ultrapassando os limites da aparência e dos materiais, assim como as funções e o processo de fabrico.

Em vez de aço, alumínio ou fibra de carbono, o inovador modelo da BMW, denominado Gina Light Visionary, tem uma cobertura em tecido de poliuretano com lycra, que é esticado sobre uma estrutura móvel de alumínio, criando uma superfície quase sem costuras que pode mudar de forma conforme o desejo do motorista. Através de comandos eléctricos e hidráulicos, os pára-choques podem ser aumentados e os painéis laterais remodelados, de modo a transformar o Gina num carro de corrida. Os bancos e tablier também podem ser customizados, para se adequarem ao gosto dos ocupantes.

A BMW ressalta os aspectos práticos do modelo. “O tecido de poliuretano com lycra é significativamente mais leve que os materiais mais rígidos tradicionalmente usados no corpo de um automóvel, requerendo menos energia para o produzir enquanto reduz o peso total do carro. Todas as partes móveis são presas a uma estrutura sólida que garante toda a segurança encontrada num modelo de carro tradicional”.

O Gina é um modelo experimental que será exposto no Museu BMW em Munique. Nunca será produzido, mas a BMW planeia aplicar a sua filosofia de design a alguns dos seus futuros modelos.

Sem comentários: