Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






domingo, 14 de março de 2010

FILIPE FAÍSCA

Filipe Faísca licencia-se em Design de Moda pelo I.A.D.E., em 1989. Ainda enquanto estudante, participa nas Manobras de Maio, no Largo do Século, em Lisboa. Em 1991, integra a Official Selection for Mediterranean Europes Young Creative Biennale, em Valência, e apresenta a sua primeira colecção na ModaLisboa.

Ler Mais >



COLECÇÃO INVERNO 2011

DOWNLOAD PRESS RELEASE >


EM CONVERSA COM FILIPE FAÍSCA

ModaLisboa - O que pensa ser fundamental na formação de um designer de moda?
Filipe Faísca - Acho que é simplesmente o Mundo, estar sintonizado com o Mundo.

ML - Como é que as suas próprias experiências afectam o seu trabalho como designer?
FF – Afectam-me imenso, todos os dias, a toda a hora. Estou sempre a traduzir aquilo que vejo. Pode ser um filme, uma pessoa que passa na rua e que eu gosto de um pormenor qualquer, uma montagem casual, uma senhora de 60 anos, uma jovem de liceu, um rapaz que eu ache muito giro e que transmita uma ideia engraçada para rapariga.

ML - O que privilegia numa colecção:
- O processo criativo ou o produto final?

FF – Ambas. Não consigo dissociar as duas coisas.

- Padrão ou Forma?
FF - Padrão, porque os tecidos influenciam-me imenso. Às vezes, com um determinado tecido posso fazer uma coisa completamente básica. O próprio tecido no mesmo molde pode dar coisas diferentes.

- Cor ou Textura?
FF – Cor.

- Verão ou Inverno?
FF - Verão, porque nasci em África. Mesmo os meus Invernos são muito leves.

ML - Fale-nos um pouco da colecção que vai apresentar hoje.
FF - Esta colecção tem a ver com a chegada dos Portugueses ao Japão. Portanto, reflecte todo aquele ambiente de excitação que se vive num porto quando um barco atraca e o confronto de civilizações, da imagem que nós levámos e que encontrámos. A colecção traduz esses contrastes: tecidos feitos manualmente em teares manuais misturam-se com tecidos tecnológicos, feitos em arame, lycra reflectora. Portanto, há sempre um contraste de materiais tecnológicos com materiais tradicionais como a seda. A silhueta é um bocadinho filtrada, tem alguma coisa de nipónica mas muito leve misturada com as calças bouffant do século XVI, o gibão, alguns casacos são estruturados e têm os mesmos cortes da altura e depois de repente o mesmo gibão já tem umas mangas quimono. Há uma mixagem dos dois conceitos – o oriental e o ocidental - na mesma peça.



DESFILE



Sem comentários: