Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sexta-feira, 12 de março de 2010

LUÍS BUCHINHO

Nascido em 1969, fez a sua formação em Design de Moda no CITEX.

Depois de ter participado em diversos concursos de moda, inicia em 1989 a sua colaboração com a JOTEX, cujas colecções continua a assinar, especializando-se no design de malhas.

As colecções sob a sua etiqueta têm uma sólida base clássica temperada por pormenores de sabor gráfico e artesanal. Classicismo versus desconstrução são os pontos de partida do seu trabalho, que tem vindo a apresentar nas edições da MODALISBOA desde 1991 e no Portugal Fashion.

Ler Mais >



COLECÇÃO INVERNO 2011

EM CONVERSA COM LUÍS BUCHINHO

ModaLisboa - O que pensa ser fundamental na formação de um designer de moda?
Luís Buchinho.- Muito trabalho. É uma profissão que exige uma dedicação total para se poder trabalhar da melhor forma aquilo que temos para oferecer.

ML - Como é que as suas próprias experiências afectam o seu trabalho como designer?
LB - Tornam-me muito mais experiente e muito mais consciente daquilo que os materiais nos oferecem. Às vezes, os materiais “recusam-se” a fazer coisas e acho que a experiência faz-me conseguir descobrir o caminho que eles me pedem. Acho que aprendi a respeitar mais os materiais e isso nota-se nas minhas actuais colecções.

ML - O que privilegia numa colecção:
- O processo criativo ou o produto final?

LB - Gosto muito mais do processo criativo, mas privilegio mais o produto final porque é esse que interessa.

- Padrão ou Forma?
LB - Forma

- Cor ou Textura?
LB - Não dá para dissociar uma da outra porque a cor errada na textura certa pode ser a cor certa e vice-versa.

- Verão ou Inverno?
LB – Inverno

ML - Quais são as suas propostas para o Inverno 2011?
LB - Esta colecção pega um pouco no que os anos 70 nos ofereceram de mais excêntrico e depois há uma espécie de rigor minimal, que é uma regra muito típica dos anos 90, que corta um pouco com todos esses excessos e torna a colecção um pouco mais dura e andrógina, embora continue a ser extremamente feminina e elegante.

ML.- Este ano comemora 20 anos de carreira. Que balanço faz destes 20 anos?
L.B.- Acho que tem sido óptimo. Sinto-me uma pessoa muito afortunada, porque faço o que gosto e isso é um privilégio pelo qual tenho que agradecer todos os dias, ano a ano.



DESFILE



Sem comentários: