Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sábado, 13 de março de 2010

LARA TORRES | LAB

Nascida em 1977, Lara Torres formou-se em Design de Moda na Magestil (1992) e no CITEX (2003). Entre 1996 e 1998, tirou um curso de joalharia na escola António Arroios, em Lisboa.

Depois de participar em diversos concursos e exposições de moda e de estagiar com o joalheiro Stephan Maroschek e com os designers portugueses Paulo Cravo e Nuno Baltazar, começa a trabalhar como designer freelancer para as empresas Nódoa Design, C.C.T e R.P.B Têxteis e Vestuário Riopele Grupo.

EM CONVERSA COM LARA TORRES

ModaLisboa - O que pensa ser fundamental na formação de um designer de moda?
Lara Torres - Acho fundamental a pesquisa.

ML - Como é que as suas próprias experiências afectam o seu trabalho como designer?
LT - Acho que afectam profundamente, as coisas que vejo têm sempre e inevitavelmente repercussões no trabalho que estou a fazer ou que vou fazer a seguir. Às vezes, situações da minha vida pessoal acabam por ter algum peso naquilo que é o resultado final do meu trabalho.

ML - O que privilegia numa colecção:
- O processo criativo ou o produto final?

LT - O processo criativo, sem dúvida nenhuma. O meu trabalho tem tudo a ver com o meu processo criativo e muitas vezes nem sequer estou a pensar no que vai ser o produto final. Nesta edição, o meu produto final é um vídeo e isso é consequência do desenrolar de um processo e o processo pediu, no fundo, que o resultado fosse este.

- Padrão ou Forma?
LT - Forma.

- Cor ou Textura?
LT - Textura

ML - Fale-nos um pouco da exposição que vai apresentar hoje. Porque é que optou pelo formato de exposição e não de desfile e qual o conceito que está por detrás da mesma?
LT - É uma longa história. Na última edição da Moda Lisboa já tinha começado um processo de auto interrogação acerca do que é que pode ser o trabalho de moda. Desde o início do período da crise, que eu tive uma tomada de consciência muito grande sobre o que isso podia dizer. Será que esta é uma crise de valores ou só uma crise económica? Em relação ao meu trabalho, isso acabou por se tornar num projecto de performance e nesta estação esse questionamento acabou por se tornar num objecto de vídeo. Penso que tem a ver com uma necessidade da minha parte de repensar o vestuário e não necessariamente pensar numa colecção ou naquilo em que posso oferecer como produto ao meu consumidor. Posso oferecer um questionamento ao meu consumidor e não necessariamente um produto. E a minha opção de apresentar uma exposição ou uma performance está absolutamente centrada nisso, na necessidade de questionar. A instalação vídeo que proponho é um questionamento sobre o vestuário e a relação que temos com o vestuário, que neste momento se está a tornar extremamente fugaz e efémera. Era muito importante controlar e daí essa crítica e esse ponto de interrogação serem mais importantes do que apresentar uma colecção.



EXPOSIÇÃO NO MUDE - MUSEU DE DESIGN E DA MODA

DOWNLOAD PRESS RELEASE >


Fotografias: Matilde Travassos




Sem comentários: