Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 11 de março de 2010

RICARDO PRETO

Ricardo Preto estudou arquitectura na Universidade Lusíada. Tirou um curso de corte e costura com a mestre Maria Emília Sobreira e fez um workshop de handbags na prestigiada St. Martins School of Arts, em Londres.

Como criador, desenhou uma colecção para a Amarras, criou malas para a marca espanhola Perteguaz, bem como chapéus e acessórios para os designers Dino Alves e Osvaldo Martins. Apresentou duas colecções nas Manobras de Maio e integrou a plataforma LAB da ModaLisboa em Março de 2006.

Ler Mais >



COLECÇÃO INVERNO 2011




EM CONVERSA COM RICARDO PRETO

ModaLisboa - O que pensa ser fundamental na formação de um designer de moda?
Ricardo Preto - A atitude e a vontade são fundamentais não só para um designer de moda mas em qualquer profissão.

ML - Como é que as suas próprias experiências afectam o seu trabalho como designer?
RP - Tudo me afecta. Eu sou daqueles que misturo sempre trabalho e vida pessoal, se há alturas em que ando mais bem disposto faço um certo tipo de coisas, quando estou mais nostálgico faço outro. O meu dia-a-dia influência todo o meu trabalho e o meu conceito de estética.

ML - O que privilegia numa colecção:
- O processo criativo ou o produto final?

RP - Ambos, é o casamento de ambos.

- Padrão ou Forma?
RP – Ambos.

- Cor ou Textura?
RP - Ambas.

- Verão ou Inverno?
RP - Ambas as estações são maravilhosas. Se fosse só o Inverno era aborrecido, se fosse só o Verão também.

ML - Quais são as suas propostas para o Inverno 2011?
RP - A colecção tem como mote “Galaxian Souk Bazar”, e nestas três palavras defino a colecção. Tem peças que considero mais futuristas, o Souk tem a ver com uma origem mais muçulmana ou árabe e o bazar porque existem calças largas, justas, saias longas, etc, porque acho que hoje em dia o conceito de vestir e o objectivo de um criador é vestir o maior número de pessoas possível. Em termos de paleta cromática aparecem uns tons novos, como o malva, o ferrugem e o verde, mas a maior parte das cores são as minhas.



DESFILE



2 comentários:

Anónimo disse...

Olá muito boa noite antes de mais parabéns Ricardo pela excelente apresentação e pela excelente banda sonora ( de quem se trata alguém me pode dar essa indicação)
Parabéns Moda Lisboa pela pequena mas bonita sala de desfiles e parabéns a quem executou a iluminação da sala que a meu ver pela primeira vez está bem executada iluminando o importante e deixando para segundo plano os convidados .
Continuação de 3 dias a correr tudo pelo melhor lá estarei a comprovar.
P.S-Ainda bem que estão de volta a Lisboa assim os motivos para marcar presença ainda são mais fortes tão pertinho não a porque não dar um saltinho e ver o que de melhor se realiza por cá.

Tânia S. disse...

Parabens Ricardo preto, a combinação de acessórios e roupas está genial.
quanto à soundtrack são os RadioHead http://www.myspace.com/radiohead
que fizeram uma musica especial para o desfile de Ricardo.
aguardamos muitos mais.