Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 11 de março de 2010

ALVES.GONÇALVES

Inovação, rigor, qualidade e humor caracterizam as suas colecções de pronto a vestir ou demi-couture, recentemente alargadas ao universo masculino.

A dupla de criadores iniciou a sua etiqueta em 1984, tendo colaborado com algumas marcas masculinas para os mercados nacional e internacional. Desenharam os uniformes para a VODAFONE e criaram o novo visual dos funcionários da Fundação Calouste Gulbenkian.

O seu percurso levou-os a apresentar a sua colecção, para além dos desfiles regulares na MODALISBOA, em Barcelona (Salão GAUDI), Dusseldorf (IGEDO), Londres (Tradição e Qualidade-Icep) e Nova Iorque (Portugal Fashion).

EM CONVERSA COM JOSÉ MANUEL GONÇALVES

ModaLisboa - O que pensa ser fundamental na formação de um designer de moda?
José Manuel Gonçalves - Estudo e curiosidade são as duas características principais. Estudar, obviamente, aprender a técnica e a não técnica, acho fundamental e hoje em dia é imprescindível para tudo. Depois, muita curiosidade. Tem de haver aquele gene que leva a que qualquer coisa seja diferente.

ML - Como é que as suas próprias experiências afectam o seu trabalho como designer?
JMG - As minhas experiências afectam-me imenso e nem consigo pensar nisso de outra maneira. Aquilo que me toca, aquilo que me emociona, o que me chateia, o que me zanga faz parte do circuito de construção deste universo que é o meu. Até as próprias cores, acho que é tudo extremamente emocional. Acredito que há sempre uma componente técnica muito importante, agora o resto é trabalhar com as emoções e as intuições que se têm sobre as coisas. Se não transbordássemos isso nas colecções, estas seriam uma monotonia. Ou se é um excelente técnico, e eu aceito isso, como é óbvio, mas acho que é essencial “sair do chão”.

ML - O que privilegiam numa colecção:
- O processo criativo ou o produto final?

JMG – As duas coisas. Não se separa uma coisa da outra. Aliás, eu diria que há 3. Há o processo criativo, há o processo técnico ou de construção, e depois o produto final. Tem que estar os 3, há uma fase em que cada um tem o seu papel, mas nunca ponho um à frente do outro. O processo criativo é, obviamente, extremamente importante, longe de mim dizer o contrário, mas acho que os outros são igualmente essenciais. Acho que isso é o luxo de hoje em dia, sobretudo eu que trabalho mais para essa área de mercado. Actualmente, o luxo não passa tanto por ter dourados ou ter diamantes, acho que temos que ter bons materiais e ter também a noção exacta de que as coisas têm que ter qualidade. A partir daí o luxo pode ser qualquer coisa que se vai definindo de colecção em colecção, mas acho muito importante a compilação desses três processos.

- Padrão ou Forma?
JMG – Forma

- Cor ou Textura?
JMG – Textura

- Verão ou Inverno?
JMG - Inverno

ML - Quais são as vossas propostas para o Inverno 2011?
JMG – Nesta colecção, tentámos trabalhar as texturas, os materiais, a cor, o charme dos metalizados, que eu adoro, e ao mesmo tempo acentuar também um misto de visual. Ir buscar qualquer coisa ao “Blade Runner” e imaginar uma viagem a Xangai. Não sei contar exactamente a História da colecção, porque odeio histórias sobre colecções mas há tópicos dos quais gosto. Sei que vi o “Blade Runner” várias vezes e que me apeteceu voltar ali e exemplo disso são os cabelos. De resto, sinto que tenho sempre a obrigação de fazer roupa muito bonita, que tenha uma percentagem de 80% comercial, que se venda, e que de alguma forma reflicta o nosso esforço no processo de construção, para que as pessoas percebam que não é só fazer vestidos, há pinças, há cortes, há quimonos.



DESFILE INVERNO 2011



Sem comentários: