Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






domingo, 14 de março de 2010

VÍTOR | LAB

Vítor Bastos, nascido em S.Paulo em 1986, vem para Portugal em 2004 e estabelece-se no Porto, onde estuda Design de Moda no CITEX. Em 2007 apresenta o projecto “Diamond Dogs” no âmbito do concurso Jovens Criadores 07, e lança a marca de vestuário masculino OFILHOBASTARDO.

Em 2008, participa na exposição colectiva do projecto bi-silque, por João Pedro Vasconcelos, com uma intervenção em memo board de cortiça. Faz um estágio com a criadora Lidija Kolovrat e desenvolve uma mini colecção de pólos para a Kolovrat ConceptStore.

LER MAIS >



COLECÇÃO INVERNO 2011




EM CONVERSA COM VÍTOR

ModaLisboa - O que pensa ser fundamental na formação de um designer de moda?
Vítor - A experiência e trabalhar ferramentas, que só se ganham à medida que se vai trabalhando em moda. Há sempre imensas ferramentas que vão aparecendo através de um processo cíclico, e isso é o que mais me fascina nesta área. Vou começar a estudar outra vez, precisamente porque esta é uma forma de trazer novas ferramentas para a moda. É fazendo que se aprende.

ML - Como é que as suas próprias experiências afectam o seu trabalho como designer?
V - Entre a outra colecção e esta, mudei-me para Berlim e foi muito engraçado porque foi a primeira vez que trabalhei à distância. Trabalhei o desenho técnico e muitas coisas só vi quando cheguei cá. Mandava uma amostra de tecido, recebia o molde... Em Berlim desenvolvi mais o tricot, que foi uma ferramenta que aprendi quando estive a estagiar na Bless, enquanto que o resto da colecção foi feita em Portugal. Esta experiência foi de loucos, mas já sei como funcionar desta forma o que, para mim, é um grande passo.

ML - O que privilegia numa colecção:
- O processo criativo ou o produto final?

V – O processo criativo vai influenciar o produto final. A apresentação desse produto é muito rápida, em 10 minutos, e o que se vê é o produto não é o processo criativo, mas este é extremamente importante. Acredito que temos de saber fazer um balanço entre os dois.

- Padrão ou Forma?
V - Eu sou mais forma, mas esta colecção é mais padrão. Normalmente aposto sempre nos lisos, como na colecção passada, mas desta vez arrisquei mais os padrões.

- Cor ou Textura?
V - Não há cor sem textura. Acho que tudo parte da cor e que esta tem um peso que não tem a textura. Acho que se apresentarmos uma cor em seda e essa mesma cor num tecido opaco, fica completamente diferente.

- Verão ou Inverno?
V - Inverno, porque para mim é uma estação nova. Vivi em S.Paulo e lá não se nota muito a diferença das estações, é muito similar o ano todo. Quando vim para Portugal é que percebi o que é ter um guarda-roupa de Inverno e um de Verão e acho o Inverno muito mais interessante e aliciante para trabalhar.

ML - Fale-nos um pouco da colecção que vai apresentar hoje.
V - Esta colecção é uma resposta à anterior. Fala sobre a Macedónia que tem imensos problemas sociais devido à Grécia, que foi o tema da última colecção. É como uma antítese, esta é muito mais escura do que a anterior e a base do trabalho é a identidade e a falta dela. A ideia é criar um ambiente. A Macedónia não se chama Macedónia chama-se Former Yugoslav Republic of Macedonia e é precisamente essa crise de identidade que eu estou a trabalhar na colecção. Tenho cores muito quentes no início e cores muito frias no fim, e no meio tenho um fio que alinhava toda a colecção. Trabalhei com seda, lã virgem, e dentro desse leque tenho múltiplas informações. São informações de textura, que ajudam a criar essa crise de identidades.



DESFILE

Sem comentários: