Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 28 de abril de 2009

BARBARA HULANICKI DESENHA PARA TOPSHOP

BIBA foi uma das mais famosas lojas de moda feminina das décadas de 1960 e 1970. Fundada em Londres, em 1964, por Barbara Hulanicki e seu marido Stephen Fitz-Simon, tornou-se famosa mundialmente por criar e vender colecções próprias de qualidade a preços acessíveis, e funcionou como centro divulgador de moda, popularizando a mini-saia e linhas de roupa coloridas e de grafismos psicadélicos e inovadores, muito ao gosto da juventude da Swinging London dos anos 60. Biba tornou-se a meca da modernidade londrina, e local de peregrinação para músicos como os Rolling Stones, modelos como Twiggy e actrizes como Julie Christie, que ali podiam encontrar, além de roupa, mobiliário, comida e produtos de beleza. Com um ambiente Art Deco, Biba foi então considerada “a loja mais bonita do mundo”.

Após vários anos sem desenhar roupa, Barbara Hulanicki, fundadora da mítica loja, regressa ao mundo da moda e cria uma mini colecção para a Topshop. A colaboração surgiu quando numa exposição de ilustrações de Hulanicki, um dos representantes da cadeia de moda britânica lhe propôs fazer uma colecção que “não parecesse Biba”. A criadora aceitou o desafio com entusiasmo e o resultado da colaboração está disponível a partir de hoje no website da marca - http://www.topshop.com/.

A colecção é composta por trinta peças, incluindo vestidos, saias, acessórios e roupa de banho, além de camisas com ilustrações originais da designer. A inspiração provém dessas ilustrações e das cores vibrantes da cidade de Miami, onde Hulanicki vive há vários anos, dedicada ao design de interiores. A colecção é dirigida a “raparigas boas e raparigas más”. Para as primeiras, a designer de ascendência polaca criou culottes de seda para usar como calções, calças pata de elefante e vestidos com laços. Para as rebeldes, saias muito curtas e camisas com ilustrações mais provocantes.

Barbara Hulanicki começou a sua carreira como ilustradora de moda na década de 1960. Fez a cobertura das mais importantes colecções de moda da Europa para as maiores publicações da época, incluindo Women's Wear Daily, British Vogue, The Times, The Observer e The Sunday Times. Alguns anos mais tarde, em 1964, fundou a BIBA. Hulanicki desenhou colecções para a Cacharel e Fiorucci, e hotéis para Chris Blackwell, na Jamaica e nas Bahamas. Em 1987 chegou a Miami Beach, e dedicou-se ao design de interiores. Alphonse Mucha, Gustav Klimt e o movimento Pré-Rafaelista são as suas maiores influências.

Sem comentários: