quarta-feira, 5 de novembro de 2008

AUTOCARRO BIBLIOTECA

Os designers suecos Peter Thuvander e Martin Hedenström, do grupo de design Muungano, criaram um curioso autocarro biblioteca e foram distinguidos com o prémio Swedish Library Bus of the Year, atribuído pela sociedade bibliotecária sueca. O veículo, desenhado para a cidade de Kiruna, incorpora uma biblioteca, um pequeno cinema, jogos de computador, um sofá para ouvir música e postos de acesso à Internet. O exterior é decorado com coloridos desenhos da autoria do designer gráfico Fredrik Forsberg.

A função deste singular autocarro é fornecer um serviço de informação alargado, onde estão presentes novos meios digitais assim como os tradicionais materiais impressos. O veículo funciona também como um espaço de comunicação via Internet e possibilita encontros entre diferentes grupos da sociedade.

Sobre a sua criação, Peter Thuvander afirma ainda: “Devido à falta de luz solar durante a maior parte do ano no norte da Suécia, o autocarro será como uma lanterna quando anoitecer, para atrair a atenção das pessoas e iluminar a área circundante”.





Sem comentários: