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quinta-feira, 6 de novembro de 2008

POR UMA BOA CAUSA

São cada vez mais as empresas de moda que desenvolvem colecções especiais em colaboração com organizações não governamentais de ajuda aos mais necessitados. As luxuosas marcas italianas Gucci, Bulgari e Versace são as últimas a assumir esse compromisso.

Pelo quarto ano consecutivo, a Gucci lança no mercado artigos criados exclusivamente com o objectivo de colaborar com a África sub-sahariana, através da Unicef. Frida Giannini, directora criativa da empresa, criou uma versão especial branca da clássica colecção Tatto Heart, que consiste numa linha de malas e sapatos decorados com uma tatuagem/ilustração estilizada de um coração decorado os icónicos símbolos Gucci (na imagem). Este ano, a colecção foi ampliada para incluir novos modelos de malas numa maior variedade de materiais, que estarão disponíveis nas lojas Gucci, em mais de 20 países, entre o próximo dia 19 de Novembro e 31 de Janeiro de 2009. Vinte cinco por cento dos lucros das vendas reverterão para programas da Unicef de ajuda a crianças infectadas com HIV/Sida em Africa.

“Adoro a ideia de um coração tatuado nas malas”, explica Frida Giannini, que desenha estas colecções exclusivas de beneficência desde 2005. “É uma marca permanente que se pode usar com orgulho. Penso que representa muito bem o que estamos a fazer. Não é um programa único, mas sim um compromisso contínuo com o incrível trabalho da Unicef”. (Mais informações em www.gucci.com/unicef)

Por seu lado, a Bulgari decidiu colaborar com a campanha internacional “Reescrever o futuro”, da organização Save the Children, de luta pela defesa e promoção dos direitos das crianças. O objectivo da luxuosa casa joalheira é alcançar 10 milhões de euros até ao final de 2009, ano em que celebra o seu 125º aniversario, e doar 1 milhão à organização. Para tal, a Bulgari desenhou um anel em prata que inclui o logo Save the Children no interior e presta tributo às origens de Sotirio Bulgari, fundador da marca. O anel estará à venda em todas as lojas Bulgari do mundo, entre 1 de Fevereiro e 31 de Dezembro de 2009.

A casa Versace também está mais solidária e vai desfilar pela primeira vez na China, numa gala para angariar fundos para a Jet Li Foundation. No desfile, que terá lugar em Pequim, no próximo dia 13 de Novembro, serão apresentadas as colecções Verão 09 de homem e senhora, e realizar-se-á um leilão de beneficência para reunir fundos para a abertura de um segundo centro infantil de tratamento psicológico e pós traumático na devastada província de Sichuan. Donatella Versace desenhou ainda uma gama de merchandising de edição limitada com o logótipo exclusivo Versace / One Foundation, cujas receitas se destinam à abertura de mais centros infantis. Os artigos estão à venda exclusivamente nas lojas Versace na China.

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