Julien MacDonald, Graeme Black, Steve J / Yoni P, Bora Aksu e Manish Arora estão entre os 12 designers convidados para comemorar o 20º aniversário da morte de Salvador Dalí. Os criadores inspiraram-se em vários trabalhos do lendário pintor espanhol e deram um toque surreal a uma série de criações que serão leiloadas no próximo dia 26 de Novembro em apoio ao Fashion Targets Breast Cancer. Uma das peças mais curiosas é a da dupla Steve J / Yoni P, que se baseou na “Butterfly Landscape” de Dalí (foto em baixo), traduzindo as estruturas moleculares e as borboletas da pintura em pregas de seda manipuladas.(foto à direita)
Os lotes serão apresentados em leilão no The Dali Universe, a exposição permanente de Salvador Dalí no Southbank de Londres. A partir de 1 de Dezembro, o The Dali Universe apresentará ao público uma selecção destas criações, como parte da comemoração mundial da morte do artista.
Salvador Dalí nasceu na Catalunha, em Maio de 1904. Frequentou a Academia de Belas-Artes de Madrid de 1921 a 1926 e após os estudos instalou-se em Paris, onde se tornou membro oficial do grupo surrealista, do qual veio mais tarde a ser excluído por Breton, devido à sua simpatia pelos regimes de extrema-direita. Desta altura datam algumas das suas obras mais representativas, como "A Persistência da Memória", "O Jogo Lúgubre" e "Grande Masturbador". Em 1929 conheceu Helena Diakonova, conhecida por Gala Éluard, uma jovem russa que se tornou a sua modelo e companheira inseparável. Nesse mesmo ano, expôs as suas primeiras pinturas surrealistas.
A mistura do real com o irreal tornou-se frequente no trabalho de Salvador Dalí. O pintor elaborou um método a que chamou "crítico-paranóico", que implicava o recurso ao inconsciente, na interpretação livre de "associações delirantes". As imagens oníricas e os símbolos sexuais não impediram o público de assimilar a sua obra, que obteve um enorme sucesso, sobretudo depois da 2ª Guerra.
Em 1940, Dalí e Gala viajaram para os Estados Unidos, onde o artista apresentou a sua maior exposição, no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. Além da pintura, Dalí dedicou-se também à escrita, com a publicação de “A Vida Secreta de Salvador Dalí”, e trabalhou por diversas vezes para o cinema, teatro, ópera e bailado. Em 1974 inaugurou o Teatro-Museu de Figueras, onde se encontra exposta uma grande parte da sua obra, e, em 1983, criou a Fundação Gala-Salvador Dalí, uma instituição que gere, protege e divulga o seu legado artístico e intelectual.
Sem comentários:
Enviar um comentário