segunda-feira, 3 de novembro de 2008

ALESSANDRA FACCHINETTI DEIXA VALENTINO

Há cerca de um ano, a casa Valentino dava a conhecer o nome da sua nova directora artística: Alessandra Facchinetti. Após a retirada de Valentino Garavani, a designer assumia a responsabilidade de preservar o legado de uma das mais emblemáticas marcas de moda, e ao mesmo tempo alargar os seus horizontes.

No entanto, a permanência de Facchinetti na Valentino foi breve, já que a casa italiana decidiu prescindir dos seus serviços após apenas duas estações. Pouco depois da apresentação da colecção Verão 09 na Semana de Moda de Paris, o director executivo da empresa, Stefano Sassi, nomeou Maria Grazia Chiuri e Pier Paolo Piccioli, até agora designers de acessórios da marca, como nova dupla criativa.

Giancarlo Giammetti, fiel colaborador de Valentino Garavani durante toda a sua carreira, concordou com a decisão, por considerar uma utopia e uma batalha perdida a intenção de Facchinetti de “transformar e revolucionar o estilo de Valentino”. Segundo Giammetti, a marca do mestre só pode ser actualizada “por aqueles que o amam, respeitam e, acima de tudo, o conhecem na perfeição”.

Valentino Garavani também apoiou publicamente a nova dupla criativa. Maria Grazia Chiuri e Pier Paolo Piccioli são, segundo palavras suas, “profissionais sérios e capacitados” que trabalharam ao seu lado durante muitos anos, demonstrando “um grande respeito e amor” pelo seu trabalho. Na sua opinião Facchinetti não soube aproveitar o extenso arquivo da empresa, que “contém milhares de vestidos, nos quais é possível procurar inspiração para criar um produto Valentino adaptado aos tempos que correm.”

Sem comentários: