Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 5 de novembro de 2008

NIKE MAIS ECOLÓGICA

Em 2005, a Nike lançou a linha “Considered”, que se distinguiu pelos seus ambiciosos propósitos ambientais, como a incorporação de borracha reciclada e a redução dos desperdícios de fabrico. O calçado Nike Considered é produzido sem qualquer tipo de cola, para reduzir os efeitos tóxicos sobre os trabalhadores das fábricas e o meio ambiente, e os seus componentes são totalmente independentes e desmontáveis, para uma fácil reciclagem. A linha Considered joga com uma construção modular única, concebida para optimizar o processo de fabrico. Cada sapato usa no máximo cinco materiais e é construído com componentes mais simples e em menor número, para reduzir as etapas de fabrico.

A primeira geração de calçado Nike Considered foi lançada na Primavera de 2005, com a promessa de que novas e inesperadas formas seriam apresentadas nas estações seguintes. A Nike deu um passo em diante e apresenta agora a sua mais ambiciosa linha de produtos ecológicos. Seis das suas categorias mais emblemáticas - basketball, running, football, women’s training, men’s training e sportswear - incluirão modelos repensados para se adaptarem a esta nova filosofia de design. Os produtos serão redesenhados desde o princípio para optimizar o seu factor ecológico. E este é apenas um pequeno passo, já que a marca pretende que em 2011 todo o seu calçado siga este preceito, em 2015 toda a roupa e em 2020 todo o equipamento desportivo. O primeiro ténis desta nova série de calçado ecológico será o Pegasus, que comemora o seu 25º aniversário.

“Estamos a desenvolver o modelo de economia sustentável de amanhã, e isso para nós significa utilizar menos recursos, mais materiais sustentáveis e energia renovável para produzir os nossos produtos”, afirmou Mark Parker, presidente e director executivo da Nike.

Mais do que uma simples estratégia, Considered Design é uma nova filosofia de design que visa repensar o calçado de modo a que este possa ser produzido com a menor quantidade possível de materiais, e ao mesmo tempo possa ser facilmente reutilizado e reciclado para produzir novos produtos ou para que os seus materiais se degradem sem prejudicar a natureza.

Uma iniciativa louvável!

Sem comentários: