quarta-feira, 5 de novembro de 2008

NIKE MAIS ECOLÓGICA

Em 2005, a Nike lançou a linha “Considered”, que se distinguiu pelos seus ambiciosos propósitos ambientais, como a incorporação de borracha reciclada e a redução dos desperdícios de fabrico. O calçado Nike Considered é produzido sem qualquer tipo de cola, para reduzir os efeitos tóxicos sobre os trabalhadores das fábricas e o meio ambiente, e os seus componentes são totalmente independentes e desmontáveis, para uma fácil reciclagem. A linha Considered joga com uma construção modular única, concebida para optimizar o processo de fabrico. Cada sapato usa no máximo cinco materiais e é construído com componentes mais simples e em menor número, para reduzir as etapas de fabrico.

A primeira geração de calçado Nike Considered foi lançada na Primavera de 2005, com a promessa de que novas e inesperadas formas seriam apresentadas nas estações seguintes. A Nike deu um passo em diante e apresenta agora a sua mais ambiciosa linha de produtos ecológicos. Seis das suas categorias mais emblemáticas - basketball, running, football, women’s training, men’s training e sportswear - incluirão modelos repensados para se adaptarem a esta nova filosofia de design. Os produtos serão redesenhados desde o princípio para optimizar o seu factor ecológico. E este é apenas um pequeno passo, já que a marca pretende que em 2011 todo o seu calçado siga este preceito, em 2015 toda a roupa e em 2020 todo o equipamento desportivo. O primeiro ténis desta nova série de calçado ecológico será o Pegasus, que comemora o seu 25º aniversário.

“Estamos a desenvolver o modelo de economia sustentável de amanhã, e isso para nós significa utilizar menos recursos, mais materiais sustentáveis e energia renovável para produzir os nossos produtos”, afirmou Mark Parker, presidente e director executivo da Nike.

Mais do que uma simples estratégia, Considered Design é uma nova filosofia de design que visa repensar o calçado de modo a que este possa ser produzido com a menor quantidade possível de materiais, e ao mesmo tempo possa ser facilmente reutilizado e reciclado para produzir novos produtos ou para que os seus materiais se degradem sem prejudicar a natureza.

Uma iniciativa louvável!

Sem comentários: