Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 28 de julho de 2009

MODA E POLÍTICA

Até 7 de Novembro, o museu do Fashion Institute of Technology (FIT) de Nova Iorque apresenta mais uma importante exposição - Fashion & Politics - que mostra de forma cronológica a influência da política na moda, ao longo dos últimos 200 anos.

O termo política não se refere apenas às manobras de governo, mas abrange também mudanças culturais, códigos sexuais e progresso social. Ao longo da história, a moda tem sido um meio de transmissão de ideologias políticas e valores sociais, abordando temas tão importantes como o nacionalismo, o feminismo e a identidade étnica.

Expondo mais de uma centena de vestidos, tecidos e acessórios, Fashion & Politics examina a história da política na moda. A galeria introductória da exposição explora o tema do nacionalismo americano e apresenta um vestido datado de 1889, estampado com o motivo da bandeira americana, assim como o icónico “Flag Dress” de Catherine Malandrino, que foi usado por inúmeras celebridades e socialites para expressar patriotismo após o 11 de Setembro, e posteriormente em resposta às eleições de 2008. Em exibição está também um vestido “IKE” da campanha de 1956 do general Dwight David Eisenhower, um vestido de papel “Nixon” e peças memoráveis das eleições presidenciais de 2008.





FOTOS EM BAIXO:
Vestido "American Flag" - USA, cerca 1889
Fato Vivienne Tam - USA, 1995

Sem comentários: