O azul é o novo verde. A última iniciativa da indústria da moda chama-se “botão azul” (blue button) e consiste na marcação das peças de vestuário que são produzidas de forma sustentável com o símbolo de um botão, não verde mas sim azul. Ali Hewson, mulher do cantor irlandês Bono Vox, que dirige a marca ecológica Edun, já aderiu à iniciativa.
O “botão azul”, que aparece junto à etiqueta de conservação, é concedido pela MADE-BY, uma agência de etiquetagem que tem como missão tornar a moda sustentável uma prática comum. Ajudar os designers a procurar tecidos amigos do ambiente, como o algodão orgânico, e a encontrar fábricas que tratem bem os seus trabalhadores são os principais objectivos da empresa.
Quem quiser verificar a proveniência de uma peça de roupa com “botão azul”, pode usar o sistema Track & Trace da MADE-BY. Basta aceder ao site http://www.made-by.nl/, digitar o código que consta na etiqueta da peça para descobrir onde esta foi feita e por quem. São também disponibilizadas informações sobre a colheita do algodão.
Allanna McAspum, directora da MADE-BY em Inglaterra, está a convidar grandes marcas londrinas a aderirem ao “botão azul”. O objectivo é que os designers continuem a criar as suas criativas colecções, enquanto a MADE-BY garante que o fazem de uma forma socialmente responsável.
O “botão azul”, que aparece junto à etiqueta de conservação, é concedido pela MADE-BY, uma agência de etiquetagem que tem como missão tornar a moda sustentável uma prática comum. Ajudar os designers a procurar tecidos amigos do ambiente, como o algodão orgânico, e a encontrar fábricas que tratem bem os seus trabalhadores são os principais objectivos da empresa.
Quem quiser verificar a proveniência de uma peça de roupa com “botão azul”, pode usar o sistema Track & Trace da MADE-BY. Basta aceder ao site http://www.made-by.nl/, digitar o código que consta na etiqueta da peça para descobrir onde esta foi feita e por quem. São também disponibilizadas informações sobre a colheita do algodão.
Allanna McAspum, directora da MADE-BY em Inglaterra, está a convidar grandes marcas londrinas a aderirem ao “botão azul”. O objectivo é que os designers continuem a criar as suas criativas colecções, enquanto a MADE-BY garante que o fazem de uma forma socialmente responsável.
SOBRE A EDUM
A marca Edun, fundada em 2005 por Bono Vox, Ali Hewson e o designer americano Rogan Gregory, tem como missão criar colecções ecológicas, através do trabalho sustentável em áreas em vias de desenvolvimento, particularmente em África. A marca age também como uma voz forte, incentivando investimentos do mercado da moda no continente africano, como alternativa para terminar com a pobreza extrema que afecta a região.
Todas as t-shirts da Edun são produzidas em algodão 100% orgânico, tendo como principal fornecedor a empresa Indeo. Desde 2007, uma nova divisão da empresa, a edun Live, trabalha com algodão produzido em África e de textura super macia na produção de t-shirts.
A Edun apresenta colecções para homem e senhora, com tops, calças, jeans, vestidos, casacos, malhas, que estão disponíveis em algumas lojas multimarcas na Europa e Japão. A linha da edun Live pode ser comprada através do site www.edun-live.com.
A Edun apresenta colecções para homem e senhora, com tops, calças, jeans, vestidos, casacos, malhas, que estão disponíveis em algumas lojas multimarcas na Europa e Japão. A linha da edun Live pode ser comprada através do site www.edun-live.com.
Sem comentários:
Enviar um comentário