Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 12 de novembro de 2009

MILES ALDRIDGE NA COLETTE, PARIS

A concept store parisiense Colette apresenta, até ao próximo dia 5 de Dezembro, a primeira exposição de Miles Aldridge em França. Em exibição estão alguns dos trabalhos mais notáveis do famoso fotógrafo britânico, assim como os seus sketch books. Na próxima quinta-feira, 19 de Novembro, a Colette receberá Miles Aldridge para uma sessão de autógrafos do seu mais recente livro, “Miles Aldridge: Pictures for Photographs” (Edições Steidl), que reúne algumas das suas fotografias mais marcantes para revistas como Vogue Itália e Numero.

As imagens de Miles Aldridge representam um mundo brilhante e vibrante com modelos ultra elegantes e cores ácidas, numa fusão entre o belo e o surreal. Aldridge destaca-se na área da fotografia figurativa, pelas composições luminosas e situações misteriosas que cria, que derivam do trabalho de grandes fotógrafos como Horst P. Horts, Irving Penn e Richard Avedon. A expressão cinemática marca a sua obra, sendo o seu estilo erótico e fantasioso muitas vezes comparado ao trabalho de Bergman, Dali, David Lynch, Hitchcock e Godard, entre outros.

“Se o mundo fosse bonito o suficiente, eu fotografaria no local o tempo todo. Mas o mundo não foi desenhado tendo a estética como uma prioridade. Então, prefiro reconstruí-lo em vez de fotografar o real. O que eu estou a tentar fazer é pegar em algo da vida real e reconstruí-lo de uma forma cinematográfica”, afirma Aldridge. E continua: “É por isso que uma hora e meia de um filme de Antonioni é muito mais interessante para mim do que uma hora e meia de vida real. Porque é emoção condensada, cor condensada, luz condensada…”

Miles Aldridge (1964-.) vive e trabalha em Londres. Formado em fotografia pela Central Saint Martins, iniciou-se na fotografia de moda em 1995 e em poucos anos trabalhou para revistas tão prestigiadas como Vogue Italia, Numero, New York Times Magazine, V, W, e The Face e para criadores como Paul Smith, YSL e Giorgio Armani. O seu trabalho tem sido exposto internacionalmente em exposições individuais e colectivas, e algumas das suas obras fazem parte de importantes colecções privadas e públicas.

“Quando o termo pós-modernismo parece estar bastante enfraquecido, Aldridge dá-lhe um novo impulso, trabalhando a linha de contradição com rigor e energia. Aldridge percebe que no mundo pós-surrealista, o mundo onde o surrealismo é realidade, não existe uma demarcação rigorosa entre sonho e realidade, arte e comércio, arte e moda, secular e religioso, masculino e feminino, passado e presente, eu e tu. É, como gostamos de dizer actualmente, o que é. É o que é”. - Glenn O'Brien


Sem comentários: