Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 17 de novembro de 2009

THE VELVET UNDERGROUND EM LIVRO

O novo livro "The Velvet Underground: New York Art", de Johan Kugelberg, apresenta, pela primeira vez, documentos raros sobre os primeiros anos do grupo de art rock norte-americano formado em 1964, que na altura foi nomeado pela revista Time Out como a mais importante banda nova-iorquina de todos os tempos. Desde fotos nunca antes publicadas da primeira performance ao vivo do grupo a capas de álbuns e posters de Andy Warhol, passando por textos e pautas de música manuscritas por Lou Reed, clippings de imprensa, flyers, posters, e uma conversa gravada entre os membros fundadores Lou Reed e Maureen Tucker, este livro profusamente ilustrado, publicado pela Rizzoli, é o primeiro a apresentar uma imagem completa da génese e do desenvolvimento da banda na cidade de Nova Iorque em meados da década de 1960.

The Velvet Underground está entre os grupos de vanguarda nova-iorquinos que preencheram o vazio existente entre as artes populares e o movimento artístico do século XX. Com Andy Warhol na direcção, a banda contextualizou a arte dos anos 60 com uma mistura única de experimentação sonora, performance artística e sensibilidade pop. Com uma montagem surpreendente de obras de arte e objectos raros que documentam os anos de formação da banda, "The Velvet Underground: New York Art" não é apenas um testamento de uma das maiores bandas rock de Nova Iorque, mas também um documento visual de como a música pode influenciar a história da arte e vice-versa.

Sem comentários: