segunda-feira, 17 de setembro de 2012

MUDE - MUSEU DO DESIGN E DA MODA CELEBRA O ANO DO BRASIL EM PORTUGAL


Por ocasião da abertura do Ano do Brasil em Portugal, o MUDE – Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo, em Lisboa, apresenta, entre 23 de setembro e 4 de novembro, duas exposições: “Exposição Design Brasileiro – Mobiliário Moderno e Contemporâneo” e “Mostra Nacional Brasileira na 12ª Quadrienal de Praga: Espaço e Design Cénico – PQ´11: Personagens e Fronteiras: Território Cenográfico Brasileiro”.

“Exposição Design Brasileiro – Mobiliário Moderno e Contemporâneo” apresenta uma seleção de mais de 80 peças de mobiliário e luminária, da coleção de Raul Schimdt, da autoria de 17 artistas, desde a década de 1940 até aos nossos dias. Estes objetos oferecem uma leitura da evolução do design no Brasil, realçando dois grandes momentos: o período moderno, dos anos 40 e 50, e a contemporaneidade, marcada pela diversidade, irreverência e sustentabilidade.

Por outro lado, a “Mostra Nacional Brasileira na 12ª Quadrienal de Praga: Espaço e Design Cénico – PQ´11: Personagens e Fronteiras: Território Cenográfico Brasileiro” oferece um retrato dos projetos cenográficos realizados no Brasil durante os últimos anos. Pensada como uma instalação, a mostra organiza-se em quatro secções - memória, lugares, ação e transposição - tendo integrado a Representação Brasileira na 12ª Quadrienal de Praga (2011), onde foi galardoada com o importante prémio da Triga de Ouro que distingue a melhor representação nacional.

Com esta instalação recorda-se a importância da cenografia e do design cénico, compreendendo o papel do desenho de figurinos e adereços, sonoplastia, imagem e luz para a plasticidade final de qualquer espetáculo.


MUDE – Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo
Rua Augusta, 24 - Lisboa

Sem comentários: