Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






segunda-feira, 17 de setembro de 2012

MUDE - MUSEU DO DESIGN E DA MODA CELEBRA O ANO DO BRASIL EM PORTUGAL


Por ocasião da abertura do Ano do Brasil em Portugal, o MUDE – Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo, em Lisboa, apresenta, entre 23 de setembro e 4 de novembro, duas exposições: “Exposição Design Brasileiro – Mobiliário Moderno e Contemporâneo” e “Mostra Nacional Brasileira na 12ª Quadrienal de Praga: Espaço e Design Cénico – PQ´11: Personagens e Fronteiras: Território Cenográfico Brasileiro”.

“Exposição Design Brasileiro – Mobiliário Moderno e Contemporâneo” apresenta uma seleção de mais de 80 peças de mobiliário e luminária, da coleção de Raul Schimdt, da autoria de 17 artistas, desde a década de 1940 até aos nossos dias. Estes objetos oferecem uma leitura da evolução do design no Brasil, realçando dois grandes momentos: o período moderno, dos anos 40 e 50, e a contemporaneidade, marcada pela diversidade, irreverência e sustentabilidade.

Por outro lado, a “Mostra Nacional Brasileira na 12ª Quadrienal de Praga: Espaço e Design Cénico – PQ´11: Personagens e Fronteiras: Território Cenográfico Brasileiro” oferece um retrato dos projetos cenográficos realizados no Brasil durante os últimos anos. Pensada como uma instalação, a mostra organiza-se em quatro secções - memória, lugares, ação e transposição - tendo integrado a Representação Brasileira na 12ª Quadrienal de Praga (2011), onde foi galardoada com o importante prémio da Triga de Ouro que distingue a melhor representação nacional.

Com esta instalação recorda-se a importância da cenografia e do design cénico, compreendendo o papel do desenho de figurinos e adereços, sonoplastia, imagem e luz para a plasticidade final de qualquer espetáculo.


MUDE – Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo
Rua Augusta, 24 - Lisboa

Sem comentários: