Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

EMBAIXADA DE PORTUGAL EM LONDRES APRESENTA “MANIPULATING SURFACE: PORTUGUESE CRAFTSMANSHIP”


Entre 14 e 19 de fevereiro, a Embaixada de Portugal em Londres apresenta “Manipulating Surface: Portuguese Craftsmanship”, uma exposição de talentos emergentes no universo da moda portuguesa. A exposição faz parte do International Fashion Showcase 2013, um desafio lançado pelo British Council em parceria com o British Fashion Council a várias Embaixadas em Londres, sendo parte integrante da programação da London Fashion Week, no sentido de promover novos talentos do mundo da moda. Este ano contará com a participação de 27 países, sendo premiado o país mais inovador, quer pelo conteúdo, quer pela apresentação.

“Manipulating Surface: Portuguese Craftsmanship” apresentará o trabalho de nove jovens designers portugueses, provenientes de contextos diversificados e de instituições reconhecidas em Portugal e no estrangeiro, desde a FAUTL e a ESAD ao Royal College of Art, em Londres. São eles: Valentim Quaresma, João Pedro Filipe, Maria Ana Duarte da Silva (Janis Dellarte), Ana Margarida Serpa da Silva, Ana Lebasi, Fernando Domingues, Cláudia Garrido, Catarina Ferreira e António Vaz.

Através das mais diversas técnicas, entre as quais estampagem, malha, escultura e uso de materiais menos convencionais, como madeiras e metais reciclados, o trabalho destes criadores procura expor, ocultar ou manipular superfícies. A exposição mostrará os diversos estilos e materiais utilizados dentro das áreas da moda feminina e masculina, joalharia, calçado e chapelaria.

A curadoria da exposição é da autoria de Xenia Capacete Cabellero.



NOVE DESIGNERS PORTUGUESES

Valentim Quaresma é um dos mais promissores joalheiros portugueses. Lançou a sua própria marca e abrirá brevemente o seu primeiro espaço em Lisboa. (www.valentimquaresma.com)

João Pedro Filipe, vencedor do British Council’s Young Creative Fashion Entrepeneur Award 2012, concluiu os seus estudos no Fashion Design International Programme no Institute Français de la Mode (IFM). Realizou um estágio com Felipe Oliveira Baptista, em Paris, onde foi escolhido para trabalhar num projeto de design de sapatos e acessórios para a Louis Vuitton. Desde então, lançou a sua própria marca, com um atelier de design de sapatos e roupa e de gestão de produção. (joaopedrofilipestudio.blogspot.co.uk)

Maria Ana Duarte da Silva (Janis Dellarte) está a frequentar o mestrado em Knitted Textiles no Royal College of Art, em Londres, e é uma das finalistas escolhidas para o Knitted Textiles Award. O seu background engloba Printing and Textiles Design (BA Buckinghamshire University), Jewellery (Central Saint Martins) e Fine Art (BA Francisco de Victoria University, Madrid). Em outubro de 2012 apresentou o seu trabalho na ModaLisboa – Lisboa Fashion Week.

Ana Margarida Serpa da Silva concluiu recentemente o seu mestrado na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. Foi selecionada para o “Fashion Five”, evento que reúne os cinco melhores criadores de cada curso de moda em Portugal, e é finalista do concurso Jovens Criadores 2012, em Cascais.

Ana Lebasi concluiu a sua licenciatura na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. Para além do seu trabalho em moda, é uma reconhecida ilustradora, tendo já publicado vários livros com o seu trabalho.

Fernando Domingues frequenta o mestrado em arquitetura de moda na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, o qual parte frequentou em São Paulo, Brasil.

Cláudia Garrido estudou na Escola Superior Artística do Porto, e este ano apresentou a sua segunda coleção.
(claudiagarrido.portfoliobox.net)

Catarina Ferreira iniciou os seus estudos na Escola de Moda do Porto. Em 2004 continuou os estudos na Escola Superior Artística do Porto, posteriormente recebendo vários prémios, tanto em Portugal como no estrangeiro. (catarinaferreira.portfoliobox.net)

António Vaz especializou-se em estampagem e “draping”. Formou-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e trabalha atualmente com a reconhecida criadora Lidija Kolovrat, em Lisboa.

Sem comentários: