quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

TATE MODERN APRESENTA GRANDE RETROSPETIVA DE ROY LICHTENSTEIN


De 21 de fevereiro a 27 de maio, a Tate Modern, em Londres, apresenta uma retrospetiva completa da obra de Roy Lichtenstein. Coorganizada pelo The Art Institute de Chicago e a galeria londrina, “Roy Lichtenstein: a Retrospective” abrange todas as fases artísticas do artista norte-americano, reunindo 125 pinturas e esculturas icónicas (algumas inéditas), colagens e desenhos raros, além de peças tridimensionais em metal e cerâmica.

“Look Mickey” (1961), “Drowning Girl” (1963) e “Whaam!” (1963) são apenas algumas das obras em exibição. A retrospetiva, que tem como objetivo mostrar ao público que Roy Lichtenstein merece mais do que o título de “rei da pop art”, apresenta também alguns trabalhos menos populares do artista, incluindo uma série que tem como tema o nudismo nas mulheres ou outra inspirada nas paisagens chinesas.

Conhecido pelos seus trabalhos coloridos baseados em banda desenhada e imagens de publicidade, Roy Lichtenstein emergiu nos anos 1960 como uma das figuras mais proeminentes da arte pop, ao lado de Andy Warhol, Jasper Johns e Robert Rauschenberg. Foi pioneiro de um novo estilo de pintura, executado à mão, mas inspirado por processos de impressão industrial.

“Roy Lichtenstein: a Retrospective”: uma mostra imperdível para quem estiver em Londres entre 21 de fevereiro e 27 de maio.

Sem comentários: