Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

IMPRESSIONISMO E MODA


“Impressionism, Fashion, and Modernity”, uma grandiosa exposição que revela o papel da moda nas obras dos artistas impressionistas e seus contemporâneos, inaugura no próximo dia 26 de fevereiro, no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque.

Cerca de 80 telas de grandes pintores como Auguste Renoir e Édouard Manet serão apresentadas em conjunto com trajes de época, acessórios, fotografias e gravuras, salientando a relação vital entre a moda e a arte desde a década de 1860 a meados da década de 1880, quando Paris emergiu como a capital mundial da moda.

Com o advento do pronto-a-vestir e a proliferação de revistas de moda, os vanguardistas Manet, Monet, Renoir, Mallarmé e Zola olharam para a moda como o prenúncio da modernidade. A novidade e o fascínio das tendências de moda seduziram artistas e escritores que procuraram dar expressão ao pulsar da vida moderna.

Reunindo muitas das obras mais célebres da era impressionista, “Impressionism, Fashion, and Modernity” pretende ilustrar o modo como os artistas responderam aos ditames da moda entre os anos de 1860 e meados de 1880. Em exibição até 27 de maio, a mostra inclui também um conjunto de fotografias de época e ilustrações que reforçam o diálogo entre moda e arte.

IMAGEM: Claude Monet. "Women in the Garden" (detalhe), 1866

Sem comentários: