Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 12 de novembro de 2008

VASOS COM MENSAGENS SECRETAS

O designer cipriota Alexis Themistocleous apresentou recentemente uma série de vasos que contêm mensagens secretas. Dentro de cada vaso existe uma mensagem, mas há uma contrariedade: para a ler é necessário partir o objecto. Mas o designer apresenta outra alternativa: “Neste projecto particular quis usar a destruição como forma de criação. O gesso é moldado em torno de uma estrutura revestida com plástico de bolhas de ar, deixando uma superfície altamente táctil. Dentro de cada vaso é colocada uma mensagem cortada a laser em aço inoxidável – uma técnica que permite que o texto também possa ser lido através de uma máquina de raio x”.

Alexis Themistocleous também moldou vasos a partir de formas produzidas pela natureza, como pimentos e abóboras ocas. “Ao encher um pimento ou uma abóbora com barro, estava a moldar o espaço negativo do vegetal e a criar um produto único, já que para o retirar do molde tive que partir o vegetal. É impossível encontrar dois objectos iguais, mesmo que moldados a partir do mesmo pimento, por isso cada peça resultante é única. Nunca se consegue criar uma cópia igual, mas sim algo similar à anterior. O que torna estes objectos únicos não são apenas as variações de forma, mas também as imperfeições da superfície das peças finais”, explica o designer.




Sem comentários: