Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 13 de maio de 2009

HISTÓRIA DO CALÇADO CHEGA AO MUSEU DO TRAJE DE MADRID

Os sapatos de salto alto são símbolos de feminilidade e poderosas armas de sedução. São poucas as mulheres que conseguem resistir-lhes e algumas chegam mesmo a considerá-los como uma espécie de uma poção mágica para aumentar a sua auto estima. Stylists, designers de moda e designers de sapatos consideram-nos acessórios de moda imprescindíveis e instrumentos comerciais, que actualmente sustentam grande parte do mercado de luxo. Mas a sua influência ultrapassa a área do design de moda: os sociólogos vêem-nos como símbolos de poder e muitos artistas consideram-nos esculturas, verdadeiras obras de arte.

A cidade italiana de Vigevano é designada “a capital italiana do calçado” desde a década de 1970, quando a produção de sapatos atingiu os 21 milhões de pares por ano. Nesta mesma cidade foi criado o Museo della Calzatura (Museu do Calçado), a única instituição pública italiana dedicada à história e à evolução do calçado como acessório de moda e objecto de design.

No passado dia 8 de Maio, parte da colecção do Museo della Calzatura chegou ao Museu do Traje de Madrid, numa mostra itinerante que já passou por Vaasa (Finlândia) e Nova Iorque. Até 30 de Agosto, os visitantes do museu madrileno poderão apreciar exemplos de calçado italiano e estrangeiro, da década de 1950 aos nossos dias, criados por grandes nomes do mundo da moda, como Prada, Manolo Blahnik, Christian Louboutin ou Jimmy Choo.

O sapato de salto agulha, também conhecido como stiletto, nasceu em 1940, quando Christian Dior apresentou a colecção New Look, que recuperou formas mais femininas e sofisticadas. Os designers de calçado dessa altura, como Salvatore Ferragamo, consideravam que aquele era o momento oportuno para revolucionar a imagem do sapato do pós-guerra, e em meados dos anos 50 o stiletto destacou-se pelas mãos de vários designers.

MUSEO DEL TRAJE
Avenida Juan De Herrera, 2
28040 Madrid, Spain

Sem comentários: