segunda-feira, 4 de maio de 2009

MUSEU DE ARTE VIRTUAL NO SECOND LIFE

O Georgia Museum of Art, na Universidade da Georgia, lançou recentemente um museu virtual no Second Life, que contém uma réplica quase perfeita das suas galerias e mostra pinturas e desenhos da sua colecção permanente a todos os residentes do Second Life.

O Second Life é um ambiente virtual e tridimensional que simula, em alguns aspectos, a vida real e é imaginado, criado e mantido pelos seus residentes. Dependendo do tipo de uso, pode ser encarado como um jogo, um simples simulador, um comércio virtual ou uma rede social. Como o próprio nome indica, pode ser interpretado como “segunda vida”, uma "vida paralela" à vida real. Desde o seu lançamento em 2003, o Second Life tem suportado várias formas de expressão e oferecido oportunidades educativas, de negócio e entretenimento a milhões de utilizadores.

O Georgia Museum of Art espera utilizar esta plataforma virtual como uma ferramenta educativa para o seu público actual e para uma nova audiência online, que poderá, assim, percorrer as galerias do museu sem sair de casa.

O Georgia Museum of Art, localizado na Carlton Street, em Atenas, está temporariamente encerrado para obras de renovação e expansão. "GMOA on the Move", uma série de eventos e exposições off-location, também assegurará a visibilidade do museu, enquanto este estiver encerrado.

"A criação de um museu virtual surge num momento oportuno, porque permite que presentes e futuros patronos permaneçam envolvidos, enquanto o museu está fechado para expansão", disse Jenny Williams, relações públicas do museu. "O museu virtual é um projecto em desenvolvimento, que vai continuar a crescer como o museu real cresce".

O objectivo do museu no Second Life é dar a conhecer o Georgia Museum of Art entre aqueles que podem não ter a oportunidade de visitar o museu em Atenas.

Para se iniciarem no Second Life, os utilizadores têm que fazer o download do software gratuito a partir de http://www.secondlife.com/. Depois de criarem uma conta, podem desenhar os seus próprios avatars e entrar no mundo virtual. O Georgia Museum of Art pode ser encontrado através do motor de busca do Second Life.

Sem comentários: