Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 21 de maio de 2009

A PAIXÃO DE LOUIS VUITTON

“Louis Vuitton: A Passion for Creation” é o nome da exposição que até 9 de Agosto mostra a ligação da Louis Vuitton ao mundo da arte, no Museu de Arte de Hong Kong. Segundo Jean-Baptiste Debains, presidente da casa francesa na região da Ásia Pacífico, a realização do projecto durou um ano e tem como objectivo celebrar a abertura da segunda loja Louis Vuitton em Hong Kong, uma das cidades emergentes para o sector do luxo.

Símbolo de elegância e de requinte, a Louis Vuitton mantém uma ligação próxima às artes há mais de 150 anos. Fundada durante a era industrial, a marca francesa soube estabelecer uma relação forte entre o know how tradicional e o design contemporâneo, trabalhando com os melhores arquitectos, decoradores, designers e artistas.

A chegada de Marc Jacobs como director artístico em 1997 e as colaborações com Stephen Sprouse, Takashi Murakami e Richard Prince reforçaram a ligação da Louis Vuitton ao mundo da arte e marcaram a história da relação entre a arte e o comércio.

“Louis Vuitton: A Passion for Creation” dá vida a essa história, analisando o processo criativo da casa francesa através de várias instalações, trabalhos artísticos e documentos de arquivo.

Para a ocasião, o artista Richard Prince cobriu toda a fachada do museu de Hong Kong com réplicas de capas de novelas, telas e gráficos animados. Cada painel ilustra histórias ocorridas depois da meia-noite em diferentes lugares do mundo, inspiradas nas séries “After Dark” do próprio Richard Prince.

A exposição encontra-se dividida em duas partes. A primeira, “The Architectural Project”, mostra os desenhos que o reconhecido arquitecto Frank Gehry fez para a Fondation Louis Vuitton por la Création, o centro de arte que a empresa tem projectado para Paris e cuja construção deverá estar concluída no próximo ano. O edifício terá 8900 metros quadrados, 3200 dos quais alojarão uma série de galerias desenhadas para receber tanto exposições permanentes como temporárias.

A segunda parte da exposição, “The Collection, A Choice”, apresenta uma selecção de trabalhos pertencentes à colecção permanente da Louis Vuitton, que inclui obras dos artistas que colaboraram com Marc Jacobs: os desenhos de Takashi Murakami para a bolsa monograma de 2003, o logo que Richard Prince criou em 2007 ou a bolsa de Stephen Prouse de 2001.

Sem comentários: