quarta-feira, 20 de maio de 2009

MUSEU DO DESIGN E DA MODA ABRE SEXTA-FEIRA

O MUDE – Museu do Design e da Moda – abre as portas esta sexta-feira na antiga sede do BNU, um prédio de sete andares situado na Baixa Pombalina, na rua Augusta. Além de expor ao público a Colecção Francisco Capelo, comprada pela Câmara Municipal de Lisboa há seis anos, o novo museu propõe-se desenvolver em Lisboa uma consistente e contínua política curatorial em Design e contribuir para a dinamização cultural e turística da Baixa.

O MUDE inaugura com a exposição “Ante-estreia”, que até 11 de Outubro mostra parte da colecção. Cerca de 180 peças de Design (industrial e mobiliário) e de Moda, desde a década de 1930 à actualidade, serão exibidas em 15 núcleos, estabelecendo diálogos entre diversos períodos, inspirações e autores: de Corbusier a Azzedine Alaïa, de Verner Panton a Vivienne Westwood, de Gaetano Pesce a Paco Rabanne, dos Droog Design a John Galliano. A exposição permite a visita ao edifício antes do início das obras definitivas. Com os interiores ainda destruídos, cabe apenas aos objectos revelarem-se e às histórias que têm para contar.

No dia 4 de Junho inaugura uma segunda exposição igualmente promissora, que em colaboração com o Museu de Design de Zurique traz a Lisboa parte da colecção de cartazes “Ombro a Ombro - Retratos Políticos”.

Para acompanhar a mostra “Ante-estreia”, o MUDE lançou um catálogo/revista, que cruza mobiliário e iluminação, vestuário e acessórios, equipamentos e outros objectos. É profusamente ilustrado com fotografias das peças expostas, fotografias dos autores, pormenores técnicos, e conta ainda com textos explicativos das peças mais emblemáticas editados pela directora do museu, Bárbara Coutinho, e por importantes nomes das áreas do Design e da Moda nacionais, como Anabela Becho, Carla Carbone, Eduarda Abbondanza, Frederico Duarte, Inês Simões, Luis Royal e Madalena Galamba. O catálogo já está nas bancas, ao preço de 5 euros.

O MUDE pretende oferecer uma programação contínua onde estão presentes as diferentes perspectivas e linguagens do Design, contribuindo para uma mais alargada e profunda discussão sobre esta vasta área criativa.

MUDE
R. Augusta, 24 – Lisboa

Horário:
De terça-feira a domingo, das 10h00 às 20h00 (sextas e sábados encerra às 22h00).

Sem comentários: