Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 20 de maio de 2009

MUSEU DO DESIGN E DA MODA ABRE SEXTA-FEIRA

O MUDE – Museu do Design e da Moda – abre as portas esta sexta-feira na antiga sede do BNU, um prédio de sete andares situado na Baixa Pombalina, na rua Augusta. Além de expor ao público a Colecção Francisco Capelo, comprada pela Câmara Municipal de Lisboa há seis anos, o novo museu propõe-se desenvolver em Lisboa uma consistente e contínua política curatorial em Design e contribuir para a dinamização cultural e turística da Baixa.

O MUDE inaugura com a exposição “Ante-estreia”, que até 11 de Outubro mostra parte da colecção. Cerca de 180 peças de Design (industrial e mobiliário) e de Moda, desde a década de 1930 à actualidade, serão exibidas em 15 núcleos, estabelecendo diálogos entre diversos períodos, inspirações e autores: de Corbusier a Azzedine Alaïa, de Verner Panton a Vivienne Westwood, de Gaetano Pesce a Paco Rabanne, dos Droog Design a John Galliano. A exposição permite a visita ao edifício antes do início das obras definitivas. Com os interiores ainda destruídos, cabe apenas aos objectos revelarem-se e às histórias que têm para contar.

No dia 4 de Junho inaugura uma segunda exposição igualmente promissora, que em colaboração com o Museu de Design de Zurique traz a Lisboa parte da colecção de cartazes “Ombro a Ombro - Retratos Políticos”.

Para acompanhar a mostra “Ante-estreia”, o MUDE lançou um catálogo/revista, que cruza mobiliário e iluminação, vestuário e acessórios, equipamentos e outros objectos. É profusamente ilustrado com fotografias das peças expostas, fotografias dos autores, pormenores técnicos, e conta ainda com textos explicativos das peças mais emblemáticas editados pela directora do museu, Bárbara Coutinho, e por importantes nomes das áreas do Design e da Moda nacionais, como Anabela Becho, Carla Carbone, Eduarda Abbondanza, Frederico Duarte, Inês Simões, Luis Royal e Madalena Galamba. O catálogo já está nas bancas, ao preço de 5 euros.

O MUDE pretende oferecer uma programação contínua onde estão presentes as diferentes perspectivas e linguagens do Design, contribuindo para uma mais alargada e profunda discussão sobre esta vasta área criativa.

MUDE
R. Augusta, 24 – Lisboa

Horário:
De terça-feira a domingo, das 10h00 às 20h00 (sextas e sábados encerra às 22h00).

Sem comentários: