Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 4 de maio de 2011

ASSOCIAÇÃO MODALISBOA E EXPERIMENTA DESIGN ASSINAM PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO

A bienal internacional Experimenta Design vai regressar a Lisboa entre 28 de Setembro e 27 de Novembro, trazendo à capital portuguesa alguns dos mais importantes protagonistas da actualidade nas áreas do design gráfico, design de produto, design social e arquitectura. Sob o tema “Useless”, o programa da EXD’11 incluirá exposições, conferências, debates, ciclos de cinema, projectos especiais, eventos tangenciais e intervenções urbanas, convidando o público a discutir e reflectir sobre conceitos e preconceitos ligados à utilidade e sua ausência. Dos projectos especiais faz parte a exposição “Retro-Future”, uma retrospectiva dos materiais gráficos de 20 anos de ModaLisboa | Lisboa Fashion Week, que resulta do protocolo de colaboração assinado no passado dia 2 de Maio entre a Associação ModaLisboa e a Associação Experimenta, iniciativa que dá início a um conjunto de actividades a desenvolver pelas duas instituições, nas áreas do Design, Design de Gráfico e Design de Moda, como plataforma de cruzamento de disciplinas. Esta colaboração pretende ser um contributo positivo para o desenvolvimento do Design no nosso país. As imagens gráficas das várias edições da ModaLisboa têm sido reconhecidas através da atribuição de prémios nacionais e internacionais e a sua procura constante de novas linguagens e experiências tiveram um contributo e impacto significativos nos meios profissionais do Design e da Moda. “Retro-Future” será um instrumento de análise do trabalho já construído, lançando pistas e direcções para projectos futuros.

O tema da EXD’11 propõe questionar a ideia de utilidade e o conceito de “sem uso”. “A inutilidade, tal como a beleza, está nos olhos de quem vê; tal como o prazer puro, é desinteressada. Uma experiência inútil pode apaziguar ou exacerbar o desejo; pode levar-nos a usar menos ou, pelo contrário, a querer mais. Useless pode conduzir-nos a problemáticas concretas, de aplicabilidade e execução definidas, ou pode igualmente inspirar uma reflexão simbólica, quase lírica, sobre a importância de dimensões como a beleza, o sonho e a invenção.”

O programa detalhado será divulgado no próximo mês de Julho.

Sem comentários: