Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






segunda-feira, 30 de maio de 2011

COCA-COLA NO DESIGN MUSEUM

Para celebrar o seu 125º aniversário, a Coca-Cola dá a conhecer a história da sua identidade visual, no Design Museum, em Londres. Até ao dia 3 de Julho, estão em exibição algumas raridades dos arquivos da marca - normalmente guardadas num cofre na sua sede, em Atlanta – incluindo uma fonte Coca-Cola datada de 1947, então considerada um triunfo da tipografia aplicada. Uma sequência de várias garrafas de Coca-Cola mostra as subtis alterações ocorridas desde o lançamento da primeira versão, desenhada por Hutchinson em 1899. Em oposição, a identidade visual da marca permaneceu praticamente inalterada ao longo dos 125 anos.

Quem não tiver a oportunidade de visitar a exposição, pode fazer uma visita virtual aos arquivos da Coca-Cola em theverybestofcocacola.com



HISTÓRIA DA COCA-COLA

A história da Coca-Cola começou numa tarde de verão de 1886, quando o farmacêutico americano Dr. John Styth Pemberton tentava criar um remédio para a dor de cabeça. Pemberton levou este xarope - uma solução caramelada e colorida, misturada com água para curar "todos os males da alma e do corpo" - para a "Jacob's Pharmacy", em Atlanta, e a 8 de Maio de 1886 foi vendido o primeiro frasco. A história ou lenda conta que um freguês chegou à farmácia com muitas dores e quem o atendeu misturou o xarope acidentalmente com água carbonada ou invés de água comum e o resultado foi a Coca-Cola que todos conhecemos.

John Styth Pemberton associou-se a Frank M. Robinson e juntos criaram o logotipo da marca, patentearam o produto e o nome. Frank M. Robinson sugeriu o nome Coca-Cola, juntando os dois ingredientes chave do produto e desenhou as letras num estilo curvilíneo único que se mantém até hoje.

Nasceu, assim, a marca Coca-Cola, que foi impressa pela primeira vez num fundo preto com letras vermelhas. Posteriormente o logotipo oficial passou para letras bege sobre fundo azul e depois para letras brancas em fundo vermelho.

Em 1891, devido a problemas de saúde, Dr. Pemberton vendeu a sua famosa e secreta fórmula, juntamente com toda a empresa, a outro farmacêutico, Asa G. Candller, que adquiriu os direitos para criar a "The Coca-Cola Company".

Até 1919, Asa Candller conseguiu espalhar a Coca-Cola por todos os estados americanos e, nesse ano vendeu a empresa a Ernest Woodruff e um grupo de investidores. Em 1923, Robert Woodruff, filho de Ernest, assumiu a presidência da empresa e liderou-a por 60 anos, transformando-a naquilo que é hoje.

A Coca-Cola conseguiu atravessar todas as fronteiras de idiomas, religiões e culturas, mantendo a tradição de quase dois séculos de sabor. Hoje, mais do que um refrigerante, a Coca-Cola é um estilo de vida.


Sem comentários: