Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 17 de maio de 2011

QUANTO VALE O IMPÉRIO PIERRE CARDIN?

Pierre Cardin, um dos mais importantes criadores de moda do século XX, declarou numa entrevista publicada pelo Wall Street Journal estar pronto para vender o seu império por mil milhões de euros e impôs uma condição adicional: um posto fixo como director criativo da empresa. Depois de seis décadas à frente da sua firma, o criador de 88 anos revelou o desejo de que esta continue activa.


Pierre Cardin iniciou a sua carreira em 1924, a trabalhar para Jeanne Paquin e Elsa Schiaparelli. Em 1946 integrou a equipa criativa da casa Dior, participou na criação do “New Look” de 1947, e em 1949 abriu o seu próprio atelier de costura. Membro da Chambre Syndicale de la Haute Couture e da Maison del Haute Couture, foi no período pós-guerra que Cardin triunfou com os seus vestidos e saias de look futurista, peças que têm servido de inspiração a muitos jovens designers como Alexander Wang e Nicolas Ghesquière.

Em 1964, lançou a colecção “Cosmos”, promovendo a ideia de moda unissexo, com túnicas que podiam ser usadas por homens e mulheres. A partir daí, a sua marca cresceu consideravelmente. Pierre Cardin foi o primeiro a demonstrar que a moda pode ser tanto um processo criativo como um negócio e que um homem pode sobressair como empresário e como artista. Foi pioneiro a diversificar a sua empresa e a investir o seu dinheiro em algo mais que a moda. Em 1970, comprou o antigo Thèâtre do Ambassadeurs e transformou-o numa sala de espectáculos, o Espace Cardin. Em 1978 assinou contratos de fabrico com a URSS, sendo o único do mundo da moda a abrir uma fábrica num país comunista. Cinco anos depois abriu o primeiro restaurante ocidental na China: Maxim's. O seu império estendeu-se a mais de cem países. De panelas a perfumes e produtos de moda, o seu nome está actualmente escrito em cerca de 700 produtos diferentes.

Depois de uma década sem desfilar, Pierre Cardin regressou à Paris Fashion Week em Setembro de 2010, com uma colecção de pronto-a-vestir, sem grande êxito. O designer anunciou que no início de Junho irá apresentar as suas colecções em Moscovo, encontrando-se aberto a negociações com os possíveis compradores do seu império.

Sem comentários: