Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






segunda-feira, 9 de maio de 2011

REVISTA ÚNICA DISTINGUE EDUARDA ABBONDANZA COMO UMA DAS PERSONALIDADES MAIS INFLUENTES DE PORTUGAL

São inovadores, criativos, visionários ou empreendedores. Têm carreiras de sucesso nas mais diversas áreas e um papel determinante na afirmação de Portugal como uma potência mundial em vários sectores. São arquitectos, gestores, empresários, cientistas, escritores, editores, coreógrafos, criadores... O que os une? A capacidade de liderança, a criatividade, a versatilidade e o desejo de fazer sempre mais e melhor. Falamos das várias personalidades que a revista Única do jornal Expresso destacou no passado dia 30 de Abril como as mais influentes de Portugal. Um grupo de profissionais de excelência, do qual faz parte Eduarda Abbondanza, presidente da Associação ModaLisboa, pelo seu incontornável contributo para o desenvolvimento da indústria de moda em Portugal e para a divulgação do melhor da moda nacional.

“Se recordarmos que a ModaLisboa é precursora da indústria da moda, que é mais poderosa que a indústria têxtil, percebemos por que razão Eduarda Abbondanza, 48 anos, consta entre as 100 personalidades mais influentes de Portugal. Há 20 anos, a criadora foi responsável, juntamente com Mário Matos Ribeiro, pelo arranque do projecto ModaLisboa, numa altura em que só existia uma agência de modelos e meia dúzia de cabeleireiros e maquilhadores profissionais. De lá para cá a evolução da moda e de tudo o que a rodeia foi enorme, sobretudo a partir da criação da Associção ModaLisboa, que aliou à moda a fotografia, a ilustração e multimédia, entre outras áreas, fazendo crescer toda uma indústria até aí inexistente em Portugal. É fácil verificar que os criadores que há 20 anos começaram com a ModaLisboa têm hoje um conjunto de subprodutos, independentemente de quem exporta mais ou menos ou tem mais ou menos lojas. Foi através deste evento que a maioria deles deu a conhecer ao público nacional e internacional o seu trabalho. Sempre atenta às novas tendências, Abbondanza continua a organizar todos os anos diferentes palcos com o objectivo de mostrar o melhor da moda que se faz em Portugal.”

Revista ÚNICA, EXPRESSO, 30-04-2011


As outras personalidades destacadas pela Única foram:

Irmãos Aires Mateus (Manuel Rocha e Francisco Xavier), arquitectos discípulos de Gonçalo Byrne, representaram Portugal na última Bienal de Arquitectura de Veneza. Já foram distinguidos com múltiplos prémios de Arquitectura e são professores na academia de Mendrizio, na Suíça, ou na Universidade de Harvard, nos EUA.

Francisco Pinto Balsemão, fundador do jornal Expresso em 1973, é actualmente presidente do Conselho de Administração da Impresa, o maior grupo de media do país, e da SIC.

Maria do Carmo Fonseca, directora executiva do Instituto de Medicina Molecular (IMM) e professora catedrática de Biologia Celular e Molecular na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

José Bento dos Santos, um dos maiores promotores da cozinha portuguesa e presidente da prestigiada Academia Internacional de Gastronomia.

Elvira Fortunato, investigadora na área da electrónica, dirige o Cenimat /I3N, um centro de investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Foi distinguida com prémios internacionais como o European Research Council.

Alfredo Cunhal Sendim, gestor de uma das maiores explorações de agricultura biológica da Europa, é uma referência internacional na área da ecologia e desenvolvimento sustentável.

Dionísio Pestana, presidente do maior grupo hoteleiro do país, o Pestana Hotels & Resorts.

Jorge Mendes, rei das transferências e representação de jogadores, foi premiado com o galardão FIFA de melhor empresário do mundo.

Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, foi distinguida em 2005 com o prémio Direitos Humanos atribuído pela Assembleia da República.

Rui Horta, coreógrafo, “tem na dança o ponto de partida para dar vida, em palco, a um corpo contemporâneo, desequilibrado e com dificuldade de comunicação.”

António Damásio, neurologista e investigador das áreas cerebrais, é uma referência internacional no estudo do cérebro e das emoções humanas. É professor no Salk Institute e na University of Southern California, onde dirige o Brain and Creativity Institute.

Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, instituição que pretende ser um centro de excelência mundial nas áreas do cancro e das neurociências.

Carlos Pimenta, gestor de várias empresas ligadas às energias renováveis, tem desempenhado um importante papel no desenvolvimento de um poderoso cluster industrial na energia do vento.

Maria do Rosário Pedreira, editora de novos autores portugueses do grupo LeYa, deu a conhecer alguns dos melhores romancistas da nova geração como José Luis Peixoto, Valter Hugo Mãe e João Tordo.

Gonçalo M. Tavares, o mais importante e premiado dos novos escritores portugueses, cujas criativas histórias já deram origem a peças de teatro, curtas metragens, exposições de artes plásticas, projectos de arquitectura, performances e teses académicas.


LEIA O ARTIGO COMPLETO AQUI

Sem comentários: