Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 15 de novembro de 2011

CORDOARIA NACIONAL ACOLHE EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE FOTOGRAFIAS DE MODA ALEMÃS

Depois de ter sido apresentada em 54 cidades e 32 países diferentes, a exposição itinerante “Imagens de Moda - Moda de imagens. Fotografias de moda alemãs de 1945 a 1995” termina o seu percurso em Lisboa, na Galeria Torreão Nascente da Cordoaria Nacional. Uma iniciativa conjunta do Goethe-Institut Portugal, da Câmara Municipal de Lisboa, e do Institut für Auslandsbeziehungen (ifa), em colaboração com a experimentadesign 2011, “Imagens de Moda - Moda de imagens” inaugura no próximo dia 24 de Novembro, pelas 19h00, e conta com a curadoria de F. C. Gundlach, um dos mais importantes fotógrafos de moda do pós-guerra, que estará presente na inauguração.

Para esta mostra, F. C. Gundlach seleccionou sobretudo fotografias inovadoras com uma enorme força visual, que marcaram a sua contemporaneidade. No total, a exposição reúne 188 imagens de 39 fotógrafos de renome internacional que contribuiram consideravelmente para a criação de uma nova imagem da mulher, como Jürgen Teller, Wolfgang Tillmans e Sibylle Bergemann.

F.C. Gundlach procurou agrupar tematicamente até 6 imagens relacionadas que ilustrassem as características do trabalho de cada fotógrafo. Para além de retratar as tendências de moda e de documentar os movimentos fotográficos do passado, estas 188 imagens constituem também um retrato social do denominado
"Zeitgeist", das transformações sociais, dos códigos morais e dos sentimentos e desejos das pessoas de uma determinada época. F. C. Gundlach conseguiu, assim, reunir uma documentação representativa e multifacetada da fotografia de moda nos primeiros 50 anos da República Federal da Alemanha.

A exposição ficará patente ao público até 22 de Janeiro de 2012.


SOBRE F. C. GUNDLACH
F. C. Gundlach descobriu a sua paixão pela fotografia aos 10 anos e formou-se nessa área em 1949, após cumprir o serviço militar. Depois de se especializar em fotografia de moda, trabalhou para revistas da especialidade, tornando-se um fashion photographer conceituado. Fez produções em todo o mundo e fotografou actores e realizadores de renome, como Sophie Lauren, Romy Schneider, e Jean Luc Godard. Os seus trabalhos, realizados ao longo de 40 anos, tornaram-se verdadeiros ícones e marcaram a história da moda. Gundlach dedicou a sua vida à fotografia, não só como fotógrafo, mas também como coleccionador e curador de exposições.



Imagens de Moda - Moda de Imagens. Fotografias de Moda Alemãs de 1945 a 1995

Galeria Torreão Nascente da Cordoaria Nacional
Avenida da Índia / Lisboa (Belém)

Horário:
Terça a Sexta - 11h às 19h
Sábados - 14h às 19h
Encerra Domingos e segundas

Sem comentários: