Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 9 de novembro de 2011

LACOSTE HOLIDAY COLLECTOR’S # 6 BY JONATHAN ADLER

Depois do sucesso das suas anteriores colaborações com artistas e designers de várias áreas, como Tom Dixon, Michael Young, os irmãos Campana e mais recentemente o artista chinês Li Xiaofeng, a Lacoste volta a surpreender com mais uma inovadora edição (a sexta) da série Holiday Collector’s. Este ano, a famosa marca do crocodilo desafiou o designer de interiores norte-americano Jonathan Adler a reinterpretar o icónico pólo L.12.12 como uma peça de arte original e exclusiva.

Detentor de uma estética que o próprio artista apelida de ‘Happy Chic’, Jonathan Adler combina o fabrico artesanal com um design distintivo, misturando formas modernistas com cores fortes e ilustrações singulares. Para criar os pólos da sexta série Holiday Collector’s da Lacoste, o designer combinou técnicas clássicas de bordados com toques contemporâneos, um efeito que inclui frequentemente no seu trabalho. “Eu sou um artesão – faço olaria. Adoro criar peças e os bordados sempre foram uma excelente forma de partilhar impulso criativo. Os bordados têm uma grande história e remetem para um espírito country club chic. Infelizmente, nos últimos 20 anos, os bordados tornaram-se entediantes. Os padrões arrojados e coloridos deram lugar a enfadonhas almofadas beges com desenhos de cocker spaniels. Daí decidi apostar no regresso aos temas originais”, explica.

O tema da série Holiday Collector’s partiu da sobreposição do icónico logo da Lacoste com alguns dos padrões e cores que bordam as almofadas preferidas de Jonathan Adler. “Lacoste e bordados partilham o espírito country club chic. O piqué de algodão dos pólos sempre me recordou bordados.”

Os três modelos de pólos incluem o mesmo motivo e iconografia mas com diferentes níveis de trabalho artesanal. O pólo de edição especial apresenta um crocodilo sobredimensionado, cujo padrão combina com as duas riscas desportivas acrescentadas na base direita e utiliza uma estampagem com efeito de borracha que reproduz o aspecto e a textura de um bordado. Vem embalado numa fronha de almofada bordada com um crocodilo e uma combinação de riscas diagonais em dois tons de azul.

A edição limitada mantém o padrão aplicado do crocodilo e as riscas que neste caso são realmente bordadas. A edição é limitada a 1212 peças para homem e 1212 para mulher. Cada pólo é embalado numa capa de raquete de ténis da mesma cor que é decorada por uma cabeça de crocodilo bordada sob um fundo em padrão Adler.

Para completar o projecto, Jonathan criou ainda um conjunto de 12 pólos mais conceptuais, inteiramente bordados à mão por freiras de um convento em Lyon, França. Para completar a escala artesanal da peça, Jonathan criou uma embalagem de cerâmica em forma de crocodilo.

Os pólos de edição especial e edição limitada estarão disponíveis nas lojas Lacoste a partir do final de Novembro.

Sem comentários: