quarta-feira, 9 de novembro de 2011

LACOSTE HOLIDAY COLLECTOR’S # 6 BY JONATHAN ADLER

Depois do sucesso das suas anteriores colaborações com artistas e designers de várias áreas, como Tom Dixon, Michael Young, os irmãos Campana e mais recentemente o artista chinês Li Xiaofeng, a Lacoste volta a surpreender com mais uma inovadora edição (a sexta) da série Holiday Collector’s. Este ano, a famosa marca do crocodilo desafiou o designer de interiores norte-americano Jonathan Adler a reinterpretar o icónico pólo L.12.12 como uma peça de arte original e exclusiva.

Detentor de uma estética que o próprio artista apelida de ‘Happy Chic’, Jonathan Adler combina o fabrico artesanal com um design distintivo, misturando formas modernistas com cores fortes e ilustrações singulares. Para criar os pólos da sexta série Holiday Collector’s da Lacoste, o designer combinou técnicas clássicas de bordados com toques contemporâneos, um efeito que inclui frequentemente no seu trabalho. “Eu sou um artesão – faço olaria. Adoro criar peças e os bordados sempre foram uma excelente forma de partilhar impulso criativo. Os bordados têm uma grande história e remetem para um espírito country club chic. Infelizmente, nos últimos 20 anos, os bordados tornaram-se entediantes. Os padrões arrojados e coloridos deram lugar a enfadonhas almofadas beges com desenhos de cocker spaniels. Daí decidi apostar no regresso aos temas originais”, explica.

O tema da série Holiday Collector’s partiu da sobreposição do icónico logo da Lacoste com alguns dos padrões e cores que bordam as almofadas preferidas de Jonathan Adler. “Lacoste e bordados partilham o espírito country club chic. O piqué de algodão dos pólos sempre me recordou bordados.”

Os três modelos de pólos incluem o mesmo motivo e iconografia mas com diferentes níveis de trabalho artesanal. O pólo de edição especial apresenta um crocodilo sobredimensionado, cujo padrão combina com as duas riscas desportivas acrescentadas na base direita e utiliza uma estampagem com efeito de borracha que reproduz o aspecto e a textura de um bordado. Vem embalado numa fronha de almofada bordada com um crocodilo e uma combinação de riscas diagonais em dois tons de azul.

A edição limitada mantém o padrão aplicado do crocodilo e as riscas que neste caso são realmente bordadas. A edição é limitada a 1212 peças para homem e 1212 para mulher. Cada pólo é embalado numa capa de raquete de ténis da mesma cor que é decorada por uma cabeça de crocodilo bordada sob um fundo em padrão Adler.

Para completar o projecto, Jonathan criou ainda um conjunto de 12 pólos mais conceptuais, inteiramente bordados à mão por freiras de um convento em Lyon, França. Para completar a escala artesanal da peça, Jonathan criou uma embalagem de cerâmica em forma de crocodilo.

Os pólos de edição especial e edição limitada estarão disponíveis nas lojas Lacoste a partir do final de Novembro.

Sem comentários: