Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 23 de julho de 2009

MODA ECOLÓGICA

O azul é o novo verde. A última iniciativa da indústria da moda chama-se “botão azul” (blue button) e consiste na marcação das peças de vestuário que são produzidas de forma sustentável com o símbolo de um botão, não verde mas sim azul. Ali Hewson, mulher do cantor irlandês Bono Vox, que dirige a marca ecológica Edun, já aderiu à iniciativa.

O “botão azul”, que aparece junto à etiqueta de conservação, é concedido pela MADE-BY, uma agência de etiquetagem que tem como missão tornar a moda sustentável uma prática comum. Ajudar os designers a procurar tecidos amigos do ambiente, como o algodão orgânico, e a encontrar fábricas que tratem bem os seus trabalhadores são os principais objectivos da empresa.

Quem quiser verificar a proveniência de uma peça de roupa com “botão azul”, pode usar o sistema Track & Trace da MADE-BY. Basta aceder ao site http://www.made-by.nl/, digitar o código que consta na etiqueta da peça para descobrir onde esta foi feita e por quem. São também disponibilizadas informações sobre a colheita do algodão.

Allanna McAspum, directora da MADE-BY em Inglaterra, está a convidar grandes marcas londrinas a aderirem ao “botão azul”. O objectivo é que os designers continuem a criar as suas criativas colecções, enquanto a MADE-BY garante que o fazem de uma forma socialmente responsável.



SOBRE A EDUM

A marca Edun, fundada em 2005 por Bono Vox, Ali Hewson e o designer americano Rogan Gregory, tem como missão criar colecções ecológicas, através do trabalho sustentável em áreas em vias de desenvolvimento, particularmente em África. A marca age também como uma voz forte, incentivando investimentos do mercado da moda no continente africano, como alternativa para terminar com a pobreza extrema que afecta a região.

Todas as t-shirts da Edun são produzidas em algodão 100% orgânico, tendo como principal fornecedor a empresa Indeo. Desde 2007, uma nova divisão da empresa, a edun Live, trabalha com algodão produzido em África e de textura super macia na produção de t-shirts.

A Edun apresenta colecções para homem e senhora, com tops, calças, jeans, vestidos, casacos, malhas, que estão disponíveis em algumas lojas multimarcas na Europa e Japão. A linha da edun Live pode ser comprada através do site www.edun-live.com.

Sem comentários: