Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 6 de maio de 2010

EXPOSIÇÃO RETROSPECTIVA DE RICHARD KERN

A Studio Gallery, em Toronto, Canadá, apresenta, até ao final de Maio, uma exposição retrospectiva do trabalho do cineasta e fotógrafo americano Richard Kern.

Richard Kern é, antes de mais, um retratista que procura desvendar e iluminar o lado complexo, e muitas vezes obscuro, da natureza humana, fazendo do espaço psicológico que medeia o retratado, o fotógrafo e o observador a sua temática. Cada uma das suas imagens é um convite a acompanhá-lo no seu mundo de voyeurismo, onde raparigas comuns partilham os seus momentos mais íntimos. Kern persegue-as pela casa – em regra o seu apartamento em Nova Iorque – desde a varanda à cozinha, da casa de banho ao quarto, capturando cada momento pessoal e íntimo.

Formado em artes plásticas pela Universidade da Carolina do Norte, Richard Kern inicia a sua carreira na década de 1980, quando comprou uma máquina Super 8 e começou a produzir curtas-metragens experimentais para audiências ligadas à vanguarda contra-cultural norte americana. Tomando a mesma abordagem estética e temática dos músicos com quem se relacionava, os artistas do chamado movimento “No Wave”, os seus primeiros trabalhos demonstram um profundo interesse por sexo, violência e perversão. Kern é considerado um dos principais cineastas do movimento cinematográfico “Cinema da Transgressão”. A partir da segunda metade da década de 1980 começa a produzir ocasionalmente video clips para bandas como Sonic Youth e Marilyn Mason.

Na década de 1990, Kern dedica-se quase exclusivamente à fotografia. Trabalha com modelos femininos e aborda constantemente o fetichismo, o sadomasoquismo e o glamour, como nas suas antigas obras cinematográficas, sendo muitas vezes considerado um dos pioneiros no estilo porn chic contemporâneo, ao lado de fotógrafos como Helmut Newton.

Sem comentários: