Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 30 de novembro de 2010

A ARTE E A MODA DE SONIA DELAUNAY

Os criadores de moda sempre tiveram uma forma simbiótica de relacionamento com os pintores: Yves Saint Laurent com Mondrian, Elsa Schiaparelli com Salvador Dali, Marc Jacobs com Stephen Sprouse ou Takashi Murakami. Mas a artista que conseguiu unir como ninguém Moda e Arte foi Sonia Delaunay. Entre 18 de Março e 5 de Junho de 2011, o Cooper-Hewitt National Design Museum, em Nova Iorque, presta homenagem à conhecida colorista e pintora abstracta com a exposição “Color Moves: Art and Fashion by Sonia Delaunay”.

Sonia Delaunay aplicou o seu talento e teorias cromáticas a todas as áreas de expressão visual: grafismo, decoração, teatro, cinema, moda e têxteis. Uma das distintivas do seu trabalho é a sensação de movimento e ritmo criada pelos contrastes simultâneos de determinadas cores. A exposição “Color Moves: Art and Fashion by Sonia Delaunay” focará as criações de moda desenvolvidas no seu atelier em Paris durante a década de 1920 e os têxteis desenhados para a department store Metz & Co, em Amesterdão, nos anos 1930. Em exibição estarão exemplos de têxteis, peças de vestuário e fotografias que pertencem às colecções do Musée des Arts Décoratifs, do Musée de la Mode de la Ville de Paris, da Biblioteca Nacional de França e de várias colecções privadas da Europa e Estados Unidos.



Sonia Delaunay (Ucrânia. 1885 - Paris, 1979) teve um vínculo especial com Portugal. Em 1915, fugindo da Primeira Grande Guerra, Sonia, o seu marido Robert, pintor cubista, e o seu filho Charles, instalaram-se numa casa em Vila do Conde, a que chamaram “La simultané”. Conviveram com os pintores Eduardo Viana, Amadeo de Sousa-Cardoso e Almada Negreiros, em ambiente estimulante e criativo, com inúmeros projectos que nem sempre chegaram a concretizar. Sonia e Robert Delaunay mencionaram sempre a importância desta passagem por Portugal na sua vida e obra. A luminosidade do nosso país foi de extrema importância para o trabalho de Sonia Delaunay. Em Portugal, Robert Delaunay aplicou, melhor do que em qualquer outro lugar, a sua teoria sobre a cor simultânea, elaborada por volta de 1910.

Sonia Delaunay utilizou a estética do simultaneísmo em objectos têxteis e padrões de tecidos que lhe estimularam a criatividade e permitiram a sua própria subsistência, sobretudo após o seu regresso definitivo a Paris, em 1921. Três anos depois, na sequência de uma encomenda de uma empresa têxtil de Lyon, Sonia fundou o Atelier Simultané, estampando padrões em tecido, e transpondo para as artes decorativas as vanguardas da pintura, fosse em interiores de casas, lojas ou carros, chapéus, bordados ou figurinos para bailados e cinema.

Entre 1923 e 1934, Sonia Delaunay produziu inúmeros padrões, numa pesquisa meramente pictórica de relações de cores com formas geométricas ritmadas. O guache sobre papel, durante muito tempo desvalorizado, revelou-se mais leve, rápido e fluído do que o óleo sobre tela, e permitiu-lhe multiplicar experiências. Inúmeras variações executadas metodicamente num ritmo frenético, em cadernos e folhas soltas, com numerações da própria artista, séries de variantes, sucessões e sobreposições parciais de estruturas, formas, cores e contrastes permitiram a Sonia Delaunay relacionar os padrões têxteis com a modernidade e a arte abstracta. Com uma linguagem rítmica, Sonia Delaunay conseguiu uma divulgação surpreendente e democratizada de pesquisas pictóricas, que lhe concedem um lugar privilegiado na criação contemporânea.


Sem comentários: