Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 18 de novembro de 2010

TAKASHI MURAKAMI EM ROMA

A Gagosian Gallery, em Roma, apresenta, até 15 de Janeiro de 2011, a primeira exposição a solo de Takashi Murakami. Desta vez, o célebre artista japonês aposta num trabalho monocromático, usando apenas o azul numa pintura e o vermelho noutra. “A combinação de vermelho e azul com o dragão, que é considerado um símbolo de sorte e optimismo, é a minha tentativa de reafirmar a minha devoção à arte”, explica Murakami.

Em exibição estão duas pinturas épicas - Dragon in Clouds: Red Mutation e Dragon in Clouds: Indigo Blue – cada uma com nove painéis e 18 metros de comprimento. As pinturas com nuvens e dragões, conhecidas como Unryuzu, foram referências chave para Soga Shohaku, um artista japonês do século XVIII, cuja excêntrica e ousada imaginação tem sido uma forte inspiração para Murakami.

Embora estas pinturas monocromáticas se distanciem da habitual paleta colorida de Murakami, o artista continua a revelar uma série de influências, desde os símbolos religiosos nipónicos ao popular jogo de vídeo japonês Blue Dragon. Em Dragon in Clouds: Red Mutation, os volumétricos contornos dos remoinhos e enormes garras espalham-se pelos painéis, enquanto as escamas sombreadas do corpo do dragão reproduzem os efeitos das pinturas de Soga Shohaku.

Em Dragon in Clouds: Indigo Blue, frenéticos remoinhos circundam as pupilas do dragão e misturam-se com as suas narinas e sinuosos bigodes para criar uma turbulência visual. Nestas gigantescas pinturas de Murakami, o dragão torna-se uma lembrança da ligação intrínseca entre arte e espírito.


TAKASHI MURAKAMI, nascido em Tóquio em 1962, é um dos mais influentes e aclamados artistas nipónicos da actualidade. Formou-se em pintura tradicional japonesa, conhecida como Nihonga, na Tokyo National University of Fine Arts and Music, mas a popularidade da animação e da banda desenhada manga desviou o seu interesse para a arte da animação, que, segundo o próprio artista, “era mais representativa da vida moderna japonesa”. A cultura popular americana sob a forma de animação, comics e moda são as principais influências do trabalho de Murakami, que abrange pintura, escultura, instalação e animação, assim como uma vasta gama de produtos coleccionáveis.

Sem comentários: