terça-feira, 17 de junho de 2008

20 ÍCONES DO SÉCULO XX

Até 13 de Agosto, o Museu do Traje de Madrid acolhe a exposição "20 Iconos del siglo XX". Vinte criações dos designers mais importantes de todos os tempos inspiram a outros tantos designers contemporâneos, dando lugar a um curioso exercício de criatividade. Por um lado, são apresentadas fotografias de 20 peças memoráveis que marcaram a história da moda, como o tailleur de Chanel, o New Look de Christian Dior, a mini-saia de Mary Quant, o vestido de malha metálica de Paco Rabanne ou o smoking feminino do recém-falecido Yves Saint Laurent. Por outro lado, são expostas as criações de 20 designers espanhóis contemporâneos, que foram seleccionados para reinterpretar estas peças icónicas e as transferir para o nosso século.

Cada designer participante foi associado pelo comissário da exposição, Pedro Mansilla, a um ícone da moda do século XX e desenvolveu a sua versão particular de uma criação original que, no seu momento, revolucionou o mundo da Alta Costura ou contribuiu de modo decisivo para a consolidação de uma determinada linha estilística.

Assim, estão expostas vinte criações contemporâneas que exibem a etiqueta dos seus designers mas que deixam ver, a modo de homenagem e de agradecimento, a essência criativa do criador que os inspira nesta aventura. Francis Montesinos inspira-se em Paul Poiret; Jesus del Pozo em Mariano Fortuny; Amaya Arzuaga em Cristóbal Balenciaga; Ágatha Ruiz de la Prada em Paco Rabanne; Roberto Verino em Giorgio Armani e David Delfín em Christian Dior.

"20 Iconos del siglo XX" suscita uma reflexão, para que os criadores de moda contemporâneos reparem nas suas origens e as reconheçam como fontes da sua inspiração e criação.

No próximo dia 26 de Junho, inaugura também no Museu do Traje de Madrid uma retrospectiva do trabalho do mítico fotógrafo de moda, Edward Steichen, com a apresentação das imagens que realizou para as revistas Vogue e Vanity Fair.

MUSEO DEL TRAJE
Avenida de Juan de Herrera, 2
Madrid 28040

Sem comentários: