sexta-feira, 6 de junho de 2008

IRIS POR BARBEROSGERBY

Iris é uma colecção de cinco mesas de edição limitada desenhada por BarberOsgerby (dupla de arquitectos formada por Edward Barber e Jay Osgerby), para a marca inglesa de mobiliário Established & Sons.

As mesas inspiram-se nas tabelas Pantone e foram especificamente desenhadas e moldadas para enfatizar as combinações de cores seleccionadas. Existem 5 variantes, cada uma com o seu próprio espectro cromático: Iris 1500 em tons de cinzento, Iris 1300 em tons de azul; Iris 1200 em tons de verde e amarelo; Iris 600 em tons de rosa e Iris 500 em tons de amarelo e laranja.

Cada mesa resulta da repetição e junção de componentes geométricos em alumínio, que são individualmente anodizados, para que as cores penetrem na superfície do material em vez de a cobrir. Assim, o alumínio vê-se através das cores. Os componentes são posteriormente unidos de modo a formar um círculo facetado. A mesa Iris 1500 é feita a partir de 60 componentes coloridos; a Iris 1300 e a Iris 1200 a partir de 48 componentes e as outras duas a partir de 36 componentes. No tampo foi usado vidro, para evitar alterações de cor.

As mesas foram produzidas numa edição limitada de 12 unidades, mas os acabamentos à mão criam diferenças subtis em cada exemplar.

A colecção Iris estará em exibição até 4 de Julho na galeria “Limited”, da Established and Sons, na Duke Street (2-3), em Londres.

Sem comentários: