Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 5 de junho de 2008

"LOVE": UMA HOMENAGEM À OBRA DE YVES SAINT LAURENT

Yves Saint Laurent foi um dos grandes mestres de Alta Costura do século XX. A sua extensa contribuição para o mundo da moda vai ficar na história e as suas notáveis criações vão encher museus.

O Museu de Belas Artes de Montreal, Canadá, foi o primeiro a fazer uma retrospectiva da sua obra, com a mostra “Love”, que inaugurou no passado dia 29 de Maio, apenas três dias antes da morte do criador. A exposição assume, agora, mais protagonismo que nunca, uma vez que, inadvertidamente, se tornou numa homenagem póstuma.

Realizada em colaboração com a fundação Pierre Bergé-Yves Saint Laurent, “Love” centra-se no exímio trabalho de Alta Costura do criador francês e expõe 145 peças cedidas pela sua fundação, além de esboços e vídeos que dão a conhecer, passo a passo, o seu processo criativo.

Nathalie Bondil, directora do museu, afirma: “Porque apresentamos esta mostra em Montreal? É muito simples. É o trabalho de um dos grandes mestres do século XX e um trabalho de grande beleza. A poesia de cada uma das suas criações reflecte a sua incrível sensibilidade e a sua cultura”. E acrescenta: “Outro dos aspectos que me encantou foi o seu desejo de dar poder às mulheres, de dia e de noite. Adaptou os códigos de estilo masculinos e criou um guarda-roupa moderno para as mulheres que não queriam seguir as regras tradicionais”.

A exposição está dividida em quatro temas: “The Stroke of Pencil”, que exibe os croquis do designer; “The YSL Revolution”, com as suas peças mais andróginas; “The Palette”, com os looks que evocam a sua inovadora utilização das cores; e “Lyrical Resources”, que explora as suas influências históricas, literárias e artísticas.

“Love” estará patente no Museu de Belas Artes de Montreal até 28 de Setembro, seguindo posteriormente para o Young Museum, em São Francisco, onde ficará em exposição de 1 de Novembro de 2008 a 1 de Maio de 2009.

Sem comentários: