quinta-feira, 5 de junho de 2008

"LOVE": UMA HOMENAGEM À OBRA DE YVES SAINT LAURENT

Yves Saint Laurent foi um dos grandes mestres de Alta Costura do século XX. A sua extensa contribuição para o mundo da moda vai ficar na história e as suas notáveis criações vão encher museus.

O Museu de Belas Artes de Montreal, Canadá, foi o primeiro a fazer uma retrospectiva da sua obra, com a mostra “Love”, que inaugurou no passado dia 29 de Maio, apenas três dias antes da morte do criador. A exposição assume, agora, mais protagonismo que nunca, uma vez que, inadvertidamente, se tornou numa homenagem póstuma.

Realizada em colaboração com a fundação Pierre Bergé-Yves Saint Laurent, “Love” centra-se no exímio trabalho de Alta Costura do criador francês e expõe 145 peças cedidas pela sua fundação, além de esboços e vídeos que dão a conhecer, passo a passo, o seu processo criativo.

Nathalie Bondil, directora do museu, afirma: “Porque apresentamos esta mostra em Montreal? É muito simples. É o trabalho de um dos grandes mestres do século XX e um trabalho de grande beleza. A poesia de cada uma das suas criações reflecte a sua incrível sensibilidade e a sua cultura”. E acrescenta: “Outro dos aspectos que me encantou foi o seu desejo de dar poder às mulheres, de dia e de noite. Adaptou os códigos de estilo masculinos e criou um guarda-roupa moderno para as mulheres que não queriam seguir as regras tradicionais”.

A exposição está dividida em quatro temas: “The Stroke of Pencil”, que exibe os croquis do designer; “The YSL Revolution”, com as suas peças mais andróginas; “The Palette”, com os looks que evocam a sua inovadora utilização das cores; e “Lyrical Resources”, que explora as suas influências históricas, literárias e artísticas.

“Love” estará patente no Museu de Belas Artes de Montreal até 28 de Setembro, seguindo posteriormente para o Young Museum, em São Francisco, onde ficará em exposição de 1 de Novembro de 2008 a 1 de Maio de 2009.

Sem comentários: