sexta-feira, 6 de junho de 2008

HELMUT NEWTON NA TOPSHOP

A loja londrina TopShop, em colaboração com a Fundação Helmut Newton, vai prestar homenagem ao emblemático fotógrafo de moda. A partir do próximo dia 10 de Junho, a loja da Oxford Street, em Londres, irá acolher várias iniciativas que evocam a obra do artista alemão, falecido em 2004.

Três célebres fotografias, entre elas a da designer de jóias Elsa Peretti vestida de coelhinha Playboy, serão reproduzidas por toda a loja. Além disso, a Topshop irá apresentar uma réplica da “Newton Machine”. Esta máquina, criada por Helmut Newton na década de 1970, pretendia que as modelos se convertessem em stylists, fotógrafas e protagonistas das suas próprias fotografias. “A máquina tem um mecanismo de cronometragem, que pode ser ajustado pelo próprio utilizador. Ao lado da câmara é colocado um espelho, para que a modelo possa verificar a sua pose. Antes de cada exposição toca uma campainha e pisca uma luz”, explicou Newton em 1972.

A nova “Newton Machine” estará ao serviço dos clientes da TopShop, que poderão retratar-se livremente. As imagens resultantes serão expostas na galeria da própria loja e através do site http://www.topshop.com/. Posteriormente, a máquina viajará para Manchester, Dublin, e é provável que aterre em Nova Iorque, no próximo Outono.

Sem comentários: