sexta-feira, 26 de junho de 2009

LACOSTE E ZAHA HADID LANÇAM COLECÇÃO DE SAPATOS

Zaha Hadid pode ser conhecida pela sua arquitectura futurista, mas a célebre arquitecta iraquiana estabelecida em Londres está também a construir uma forte reputação no mundo da moda. Depois de projectar um pavilhão de arte itinerante para a casa Chanel e de desenhar um par de sapatos para a marca brasileira Melissa, Zaha Hadid volta a aplicar a sua noção de estrutura ao design de calçado, desta vez em colaboração com a Lacoste.

No próximo mês de Setembro, a famosa marca do crocodilo vai lançar uma colecção de sapatos desenhada em parceria com a arquitecta. O projecto foi apresentado em Outubro de 2008, na “Frieze Art Fair”, em Londres, e os protótipos expostos naquela altura, tornaram-se agora na versão final pronta para produção. Zaha Hadid desenhou os sapatos com base no icónico logótipo do crocodilo, digitalizando-o e explorando-o numa série de superfícies com padrões repetidos. “A expressividade do design que está por trás desta colaboração permite uma evolução dinâmica e fluida de uma malha metálica”, explica Hadid. “Quando envolvida na forma do pé, esta malha expande e contrai adaptando-se ao corpo ergonomicamente e constrói um efeito de paisagem que se vai modificando à medida do movimento do pé”.

Para conseguir atingir este efeito, a equipa de Zaha Hadid desenhou uma série de placas metálicas que ao serem aquecidas permitiram modelar a pele do sapato e criar o efeito desejado. Um padrão similar foi reproduzido na sola do sapato, assumindo um desenho que reflecte os pontos onde normalmente o pé faz pressão.

A colecção “Zaha Hadid for Lacoste” divide-se em duas linhas, com um design futurista - as botas Limited-Edition e os sapatos Diffusion-Line - que estarão disponíveis nas cores preto e violeta, para os modelos de senhora, e azul-escuro e preto, para os modelos de homem. Todos exibem o logótipo exclusivo “Zaha Hadid for Lacoste” gravado na lateral, junto ao calcanhar, e no interior do calçado, e vêm numa sofisticada embalagem preta brilhante, que apresenta o mesmo logótipo em alto-relevo.

As botas Limited-Edition têm uma edição limitada de apenas 850 pares e estarão à venda exclusivamente nas lojas Colette, em Paris, Dover Street Market, em Londres, e 10 Corso Como, em Milão, já partir de Julho. Os restantes modelos chegam às lojas Lacoste de todo o mundo em Setembro.







Sem comentários: